Vazamento expõe dados de desenvolvedores do Roblox

As informações vazadas no Roblox incluem nomes, data de nascimento, endereços físicos e de e-mail, e até números de telefone
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 21/07/2023 13h00
Roblox-1
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Informações confidenciais de milhares de criadores do Roblox foram vazadas após uma violação de dados que afetou os participantes de uma conferência para desenvolvedores da plataforma de jogos. O vazamento não foi revelado pela empresa por pelo menos dois anos.

Leia mais

Investigações estão em andamento

  • As informações vazadas contém dados pessoais de pessoas que participaram do Roblox Developer Conference entre 2017-2020, incluindo nomes, nomes de usuário, data de nascimento, endereços físicos e de e-mail, IP, números de telefone e até tamanhos de camisetas.
  • “O Roblox está ciente de um problema de segurança de terceiros em que havia indícios de acesso não autorizado a informações pessoais limitadas de um subconjunto de nossa comunidade de criadores”, disse um porta-voz do Roblox.
  • “Contratamos especialistas independentes para apoiar a investigação liderada por nossa equipe de segurança da informação. Aqueles que forem impactados receberão um e-mail comunicando os próximos passos que estamos tomando para apoiá-los. Continuaremos vigilantes no monitoramento e verificação da postura de segurança cibernética do Roblox e de nossos fornecedores terceirizados”, acrescentou a empresa.
  • Fontes afirmam que os vazamentos não se espalharam além de “comunidades de trapaça de nicho dentro do Roblox“. 
  • Um número não revelado de “usuários de alto perfil” teriam começado a receber ligações, mensagens de texto e e-mails maliciosos.

Crianças também tiveram dados vazados

  • A plataforma de jogos não foi projetada especificamente para crianças, mas é extremamente popular entre os menores de idade.
  • De acordo com o relatório de lucros da empresa referente ao primeiro trimestre do ano, 43% dos 66,1 milhões de usuários ativos diários da plataforma têm menos de 13 anos.
  • Com o vazamento de informações, especialistas alertam que elas podem ser alvo de diversos tipos de golpes, incluindo roubo de identidade, e até mesmo assédio.

Com informações de The Verge.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.