Informações confidenciais de milhares de criadores do Roblox foram vazadas após uma violação de dados que afetou os participantes de uma conferência para desenvolvedores da plataforma de jogos. O vazamento não foi revelado pela empresa por pelo menos dois anos.

Leia mais

Investigações estão em andamento

  • As informações vazadas contém dados pessoais de pessoas que participaram do Roblox Developer Conference entre 2017-2020, incluindo nomes, nomes de usuário, data de nascimento, endereços físicos e de e-mail, IP, números de telefone e até tamanhos de camisetas.
  • “O Roblox está ciente de um problema de segurança de terceiros em que havia indícios de acesso não autorizado a informações pessoais limitadas de um subconjunto de nossa comunidade de criadores”, disse um porta-voz do Roblox.
  • “Contratamos especialistas independentes para apoiar a investigação liderada por nossa equipe de segurança da informação. Aqueles que forem impactados receberão um e-mail comunicando os próximos passos que estamos tomando para apoiá-los. Continuaremos vigilantes no monitoramento e verificação da postura de segurança cibernética do Roblox e de nossos fornecedores terceirizados”, acrescentou a empresa.
  • Fontes afirmam que os vazamentos não se espalharam além de “comunidades de trapaça de nicho dentro do Roblox“. 
  • Um número não revelado de “usuários de alto perfil” teriam começado a receber ligações, mensagens de texto e e-mails maliciosos.

Crianças também tiveram dados vazados

  • A plataforma de jogos não foi projetada especificamente para crianças, mas é extremamente popular entre os menores de idade.
  • De acordo com o relatório de lucros da empresa referente ao primeiro trimestre do ano, 43% dos 66,1 milhões de usuários ativos diários da plataforma têm menos de 13 anos.
  • Com o vazamento de informações, especialistas alertam que elas podem ser alvo de diversos tipos de golpes, incluindo roubo de identidade, e até mesmo assédio.

Com informações de The Verge.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!