Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), demonstrou que até outubro de 2022 32,7% das empresas no Brasil adotaram o regime de trabalho home office. Dentro desse novo aspecto de emprego, aumentou ainda a necessidade de melhorar a velocidade da internet.

Leia também:

publicidade

Pensando nisso, o Olhar Digital preparou uma lista com 8 dicas para você conseguir o melhor desempenho possível de sua internet e evitar falhas que possam te atrapalhar no dia a dia. Confira!

1 – Faça uma análise para verificar o problema

Primeiramente confira se a velocidade do computador está boa. Normalmente, sem precisar da internet, ele está apresentando sinais de lentidão? Se no momento de iniciar ou abrir pastas e programas ele estiver lento, é porque tem algum problema.

publicidade

Caso seja isso mesmo, é necessário realizar ações para liberar espaço e otimizar a sua máquina. Uma das medidas pode ser desfragmentar o HD para limpar algumas informações que ficam armazenadas nele. Outra ação pode ser apagar arquivos e pastas para liberar espaços.

2 – Instale um bom antivírus em seu computador

Vírus e malwares podem ser grandes causadores de lentidão na sua máquina, já que eles afetam arquivos e processos dela. Por isso, é importante ter um bom antivírus para proteger o seu notebook ou PC.

publicidade

3 – Reinicie o roteador

Em sua casa, você muito provavelmente utiliza um moldem para rotear a internet, não é mesmo? Caso a resposta seja realmente afirmativa, uma das ações simples que você pode realizar é reiniciar o roteador Wi-Fi. Ao fazer isso, há a recomposição do sinal e tem a possibilidade de melhorar a velocidade da internet.

4 – Retire obstáculos

As redes de Wi-Fi funcionam por meio de ondas de rádio que mandam informações para os dispositivos. Por isso, é importante que nada esteja na frente atrapalhando. Paredes e móveis, por exemplo, pode ser uns dos obstáculos. Então, o quanto mais perto e sem obstáculos à frente o seu notebook ou PC estiver do roteador, melhor.

publicidade

5 – Conecte a menor quantidade de dispositivos

Quanto menos computadores e aparelhos celulares utilizando a rede Wi-Fi, melhor. Pois se tiverem muitas máquinas conectadas, isso pode acabar afetando a velocidade da banda larga, assim causando quedas de conexão e lentidão.

6 – Troque o canal do Wi-Fi

O Wi-Fi pode funcionar em diferentes canais. Em alguns casos, dependendo de onde você mora, é plausível que hajam muitas pessoas utilizando o mesmo canal e assim prejudicando a internet. Por isso, uma ação eficaz para melhorar a velocidade da internet pode ser trocá-lo para obter melhor sinal. Clique aqui e veja como fazer.

7 – Mude o roteador

No mercado existe uma série de novas tecnologias que podem gerar um melhor desempenho na transmissão do sinal de internet. No mercado já vem sendo disponibilizado um aparelho com uma nova tecnologia, o Wi-Fi Mesh.

Ele permite aumentar o tamanho da rede de uma forma que não prejudica o desempenho. A nova tecnologia dá mais velocidade de conexão à rede e permite que vários dispositivos se conectem a rede sem afetar a velocidade.

8 – Adquira um repetidor

Caso não seja viável para você comprar um Wi-Fi novo, uma boa opção pode ser adquirir um repetidor, que custa menos financeiramente. Ele vai expandir o sinal e ajudará a cobrir todas as áreas da casa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!