Um exoesqueleto desenvolvido pelo Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) pode melhorar a segurança dos trabalhadores ferroviários. A tecnologia auxilia no manuseio de materiais pesados durante as operações de manutenção e renovação dos trilhos.

Leia mais

publicidade
Exoesqueleto é leve e consegue interpretar os movimentos dos trabalhadores (Imagem: Instituto Italiano de Tecnologia)

Resultados promissores

  • O protótipo, chamado StreamEXO, foi validado após aproximadamente 100 horas de uso em testes feitos por 15 pessoas durante seis meses na Itália.
  • Foi constatada uma redução de 50% no risco ergonômico de sobrecarga física e de 30% de fadiga muscular, além de 25% na atividade muscular.
  • No dia 8 de junho, o exoesqueleto foi apresentado durante uma demonstração ao vivo com trabalhadores no porto de Tarragona, na Espanha.
  • A tecnologia foi desenvolvida dentro do projeto europeu STREAM, a primeira grande iniciativa transnacional estratégica destinada a promover a pesquisa e a inovação no setor ferroviário para torná-lo mais competitivo, eficiente e sustentável.

Veja o exoesqueleto em operação:

Crédito: Instituto Italiano de Tecnologia (ITT)

Como funciona o exoesqueleto?

  • O exoesqueleto gera forças que são distribuídas para os ombros e pernas para apoiar as costas do trabalhador durante as atividades de manuseio, como levantar e transportar cargas pesadas.
  • A ergonomia do aparelho foi estudada para aumentar o conforto e proporcionar movimentos totalmente livres, garantindo um perfeito encaixe no corpo do trabalhador durante a realização de atividades dinâmicas.
  • O sistema tem uma solução inovadora de tamanho único que garante robustez e potência, e um design leve: são 7 quilos de peso com uma bateria de 6 horas de autonomia.
  • O dispositivo é composto por uma estrutura mecânica, alguns atuadores elétricos e um sistema eletrônico, completado por algoritmos específicos que auxiliam os trabalhadores durante as tarefas de trabalho para reduzir o risco de lesões.
  • Isso significa que o exoesqueleto pode interpretar os movimentos que uma pessoa faz para gerenciar as diferentes intensidades de trabalho e implementar automaticamente estratégias de assistência.

Com informações de Tech Xplore.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!