As regulações da União Europeia para as emissões de carbono no setor automotivo estão cada vez mais rígidas e, a partir de 2035, as montadoras ativas não poderão mais vender carros com emissões consideradas nocivas. Seguindo essa tendência, o mercado dos veículos elétricos (os EVs) cresceu e, pela primeira vez na Europa, a demanda por esse tipo de veículo superou a de carros movidos a diesel.

Leia mais:

publicidade

EVs vs. carros a diesel

  • Segundo número Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis de junho deste ano, a participação dos carros a diesel no mercado caiu, ficando em 13,4%.
  • No mesmo período no ano passado, o número ficou em 17,4%.
  • Com a demanda mais fraca, os números dos EVs (electric vehicles) subiram, atingindo 15,1% de participação no mercado. Em 2022, representaram 10,7% do total.
  • Os híbridos com carregamento automático também foram mais populares do que os carros a diesel, atingindo 24,3% do mercado. Já os plug-ins corresponderam a 7,9% do total, abaixo dos 8,2% do ano passado.
  • Os carros a gasolina também tiveram uma queda de vendas em relação ao ano passado, indo de 38,5% para 36,3%. No entanto, eles continuam sendo os mais vendidos.
Carros elétricos tiveram alta, mas motores a gasolina ainda são os mais vendidos (Foto: ACEA)

Situação na Europa

A Romênia, por exemplo, teve o maior crescimento percentual na venda de EVs em junho deste ano, com 22,4% em relação ao ano passado.

A Alemanha e a Europa Central também tiveram aumentos.

publicidade

Com as novas regulações da região, que pretendem extinguir os carros a combustão até 2035, as montadoras estão correndo com a transição para os elétricos — e parece que o público está seguindo a tendência.

Com informações de Motor 1

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!