O mercado de carros elétricos avança a passos largos. No entanto, um dos desafios ainda é a falta de pontos suficientes para a recarga dos veículos. Pensando nisso, o Conselho da União Europeia aprovou novas regras que tornam mais fácil a vida dos proprietários desses carros elétricos e que permitem que eles viajem por toda a Europa.

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O que prevê o novo regulamento

  • O novo regulamento deve beneficiar os proprietários de carros e vans elétricos de três maneiras.
  • Primeiro, ele expande a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos ao longo das principais rodovias da Europa.
  • Além disso, facilita os pagamentos pelas recargas sem exigir a necessidade de aplicativos ou assinatura.
  • E por fim, garante que o preço e a disponibilidade sejam comunicados com antecedência aos usuários dos serviços, para evitar surpresas.
  • As novas regras passam a valer a partir de 2025.

Mais estações de carregamento para carros elétricos

  • Pelo novo regulamento, as estações de carregamento rápido que ofereçam pelo menos 150 kW de potência devem ser instaladas a cada 60 km ao longo da Rede Transeuropeia de Transportes da UE, ou sistema de rodovias, o principal corredor de transporte do bloco.
  • Com isso, a expectativa é que pelo menos 400 kW de potência total estejam instalados nas vias até 31 de dezembro de 2025.
  • Até 31 de dezembro de 2027, a lei exige pelo menos 600kW de potência total sejam instalados e o mesmo requisito de ponto de carregamento individual de pelo menos 150kW.
  • Já as estradas de tráfego leve e outros locais com menor demanda não terão essa exigência.
Rede Transeuropeia de Transportes da UE (Imagem: UE)

Cobrança simplificada e transparente

  • O regulamento também exige que os pagamentos de cobrança pela energia possam ser feitos por meio de cartões ou dispositivos sem contato, sem a necessidade de assinatura de aplicativos ou outros serviços.
  • A ideia é tornar mais fácil e prática a recarga.
  • Os operadores ainda são obrigados a listar claramente os preços nos seus pontos de carregamento instalados através de meios eletrônicos, incluindo tempos de espera e disponibilidade de energia.
  • Além de abranger proprietários de carros e vans elétricas, o regulamento também tem metas de implantação para recarga de veículos elétricos pesados e aborda portos marítimos e aeroportos, bem como reabastecimento de hidrogênio para carros e caminhões.

Redução dos gases de efeito estufa

  • As novas regras fazem parte de um pacote de iniciativas chamado “Fit for 55” destinado a ajudar a UE a atingir a meta de redução das emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2050.
  • Atualmente, os transportes são responsáveis por 25% das emissões de gases de efeito estufa do bloco, sendo que 71% vem do uso das estradas.
  • “A nova lei é um marco da nossa política ‘Fit for 55’, que prevê mais capacidade de recarga pública nas ruas das cidades e ao longo das autoestradas em toda a Europa. Estamos otimistas de que, em um futuro próximo, os cidadãos poderão carregar seus carros elétricos com a mesma facilidade com que carregam hoje nos postos de gasolina tradicionais”, destacou Raquel Sánchez Jiménez, ministra espanhola dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana.

Com informações de The Verge.

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