O WhatsApp Web é a versão do mensageiro para computador, o que pode ser útil para quem usa a plataforma profissionalmente e precisa lidar com inúmeras conversas abertas simultaneamente. Contudo, acessar o seu perfil pessoal pelo PC pode não ser uma boa ideia diante de algumas situações. A seguir, confira cinco motivos para não usar o WhatsApp Web.

Leia mais:

1. Risco de invasão de privacidade

Lupa sobre QR code do WhatsApp Web, aberto numa tela de computador
(Imagem: Dennizn/Shutterstock)

Uma vez que o usuário sincroniza a conta WhatsApp de seu celular com a versão Web, qualquer pessoa com acesso a este computador pode ler as mensagens, iniciar chats, enviar e baixar arquivos. Desta forma, a versão web pode contribuir para terceiros violarem a privacidade do seu perfil, pois o site não conta com um sistema de senha para bloqueá-lo. Então, mesmo que insista em utilizar o WhatsApp Web, lembre-se de sempre desconectar o PC do seu celular ao final da utilização –– ou qualquer pessoa terá acesso ao seu perfil.

Caso o PC possua uma senha de bloqueio, isso pode ajudar a deixá-lo mais seguro, mas somente se o computador for apenas seu. No caso de computadores compartilhados, esta configuração será inútil e o seu perfil do WhatsApp continuará exposto pelo navegador.

publicidade

2. Incapacidade de acessar determinadas funcionalidades

Embora a versão Web possa ser útil para alguns usuários, ela detém certo limite no que diz respeito ao acesso a funcionalidades. Por exemplo, não é possível postar status, enviar a localização, ou realizar e receber chamadas de vídeo ou áudio. Isso pode ser um problema para a maior parte dos usuários, visto que o ideal seria obter acesso a todos os recursos.

3. Problemas na sincronização

pessoa estressada com computador
Reprodução: DespositPhotos

Para que a utilização do WhatsApp Web seja bem-sucedida, o ideal é que tanto o PC quanto o seu celular estejam conectados à internet. Isso porque problemas na rede causarão instabilidades na sincronização dos dispositivos, que por sua vez irá comprometer o carregamento das mensagens (para enviar ou receber), o download de arquivos (como fotos, vídeos, GIFs, figurinhas, documentos e áudios), e até impede que o usuário consiga mandar figurinhas.

4. Pode não ser compatível com alguns navegadores

Apesar de o site já ser bem conhecido e difundido, ele não é compatível com todos os navegadores da internet. Os mais conhecidos, como Opera, Firefox e Chrome oferecem compatibilidade com o software, mas também estão entre as opções de browsers que mais prejudicam a memória RAM dos computadores, o que faz alguns usuários adquirirem navegadores alternativos e mais saudáveis para o PC. Por isso, caso deseje baixar um browser menos conhecido, saiba que é possível ele não ser compatível com o WhatsApp Web.

5. Permite apenas um dispositivo por vez

Os melhores criadores de figurinhas
Imagem: photosince/Shutterstock

Talvez uma das principais reclamações sobre o WhatsApp Web seja a impossibilidade de vincular mais de uma conta ao mesmo tempo. Isso acontece porque uma vez que a sincronização é realizada, ela permanece online mesmo que o usuário feche a janela ou o navegador, ou desligue a máquina. Devido a esta forma de vinculação, não é possível usar o site para transitar entre mais de uma conta.

Esse problema poderia ser resolvido se cada vinculação estivesse presa a uma janela do navegador e fosse automaticamente encerrada em caso de atualização ou fechamento da mesma. Contudo, essa configuração ainda não existe.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!