As green fintechs são mais um modelo de negócios que vai abraçar as ações para ser sustentável a curto e longo prazo, a fim de aplacar os riscos decorrentes da urgente crise climática. 

Empresas com foco financeiro, como cooperativas de créditos, instituições bancárias e fintechs podem aderir a conceitos da ESG para começar a mudar os processos e adotar um ecossistema de atuação mais econômico e menos nocivo ao meio ambiente.

publicidade

Leia mais:

Green fintechs: o que são?

As green fintechs são empresas com basicamente do setor de finanças, mas que são chamadas “verdes” porque buscam soluções e serviços financeiros sustentáveis, pensando no meio ambiente. Geralmente, fazem isso, através de meios tecnológicos.

publicidade

Dessa forma, esse tipo de modelo de empresa financeira busca fazer uma transição para promover uma economia mais verde e sustentável. E podemos esse movimento “verde” está movimentando o mercado como nunca antes.

Segundo com um estudo da IBM Institute for Business Value, que reuniu mais de 2.000 executivos, a maioria das empresas acreditam na tecnologia como um meio de aplicar as ações sustentáveis. Cerca de 56% apostam em IoT, 52% em dispositivos móveis e 50% na nuvem híbrida como meio para auxiliar o meio ambiente no mundo corporativo.

publicidade

Relação entre ESG e Green Fintechs

A relação entre ESG (Environmental, Social and Governance) e green fintechs é quase que de irmãos gêmeos, pois ambas buscam a responsabilidade social e ambiental no setor financeiro.

Dessa forma, as green fintechs são empresas do setor financeiro que utilizam tecnologia e que promovem os princípios da ESG. Sendo assim, avaliam o desempenho das empresas em termos de fatores ambientais, sociais e de governança no setor financeiro. Então, dentro de uma green fintech poder ter os seguintes itens abaixo:

publicidade
  • Armazenamento em nuvem;
  • Soluções sociais para o cumprimento da relação ética entre colaborador e empresa como o Compliance;
  • Programas que apoiam os processos de RH;
  • Sistema de atuação do setor financeiro remoto.

Green IT e IT for Green

Após a necessidade de aplicar processos de tecnologia de forma remota na pandemia, as inovações entraram em um acelerado ecossistema de soluções para a sustentabilidade e o mundo está se reinventando.  Com isso surgem no universo corporativo termos como green IT e IT for green.

É importante ressaltar que ambos podem ser vistos em diferentes setores e também podem estar sendo aplicados nas empresas financeiras verdes, como as green fintechs. O que muda entre um termo e outro são os benefícios que trazem às instituições. Pois, Green IT é o termo usado para as tecnologias ou processos digitais que usam na produção a redução de consumo de energia, incorporação de energias renováveis em sua operação e redução do uso de água.

Já o termo IT for Green está voltado para a tecnologia empregada nas empresas para ajudar na redução das emissões de gases de efeito estufa. Um bom exemplo, é o uso de sensores aplicados para monitorar e gerenciar o consumo eficiente de energia de máquinas, iluminação e refrigeração. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!