TikTok se inspira na Shein e lançará loja online

A popular rede social chinesa anunciou que lançará o TikTok Shop Center em agosto; o e-commerce venderá produtos de fornecedores da China
Por William Schendes, editado por Lucas Soares 25/07/2023 11h10, atualizada em 25/07/2023 13h16
TikTok Shop
(Imagem: Ascannio / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok está lançando um negócio de comércio eletrônico chamado de TikTok Shop Center nos Estados Unidos para vender produtos fabricados na China, informou o Wall Street Journal.

O e-commerce será lançado nos EUA no início de agosto para rivalizar com as outras lojas online da China que fazem sucesso entre os norte-americanos: Shein e Temu.

  • De acordo com o WSJ, o programa será semelhante ao programa “Vendido pela Amazon”;
  • Dessa forma, o TikTok armazenará e enviará itens como roupas, eletrônicos e utensílios de cozinha e demais produtos de comerciantes da China. 
  • A empresa também cuidará do marketing, transações, logística e serviço pós-venda nos EUA.
  • A plataforma de comércio eletrônico do TikTok chega aos EUA no momento em que a rede social chinesa enfrenta escrutínio de autoridades e legisladores que o classificaram como um risco à segurança nacional.

Seguindo a Amazon, o TikTok Shop Center integrará diferentes canais onde os usuários podem visualizar e comprar mercadorias. Além disso, é possível verificar as mercadorias vendidas pelo programa TikTok e aquelas que são vendidas por varejistas externos.

Leia mais:

Tiktok Shop

Segundo fontes escutadas pelo WSJ, o TikTok pretende quadruplicar o valor bruto da mercadoria atingindo US$20 bilhões este ano.

Um porta-voz do TikTok Shop disse que o e-commerce da empresa terá prioridade em capacitar empresas locais a construir sua presença na plataforma.

De acordo com analistas, a empresa enfrentará desafios práticos porque o varejo exige experiência e pensamento de negócios que são diferentes de uma plataforma de mídia social.

A reportagem informa que o TikTok já está recrutando alguns profissionais compradores que escolhem as mercadorias de fornecedores e negociam preços. A empresa também está se esforçando para atrair mais fabricantes ao programa.

Com informações de Wall Street Journal.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.