Depois o iPhone (iOS), a OpenAI liberou o ChatGPT para Android. A ferramenta está disponível para usuários do sistema operacional do Google através de um aplicativo oficial, que permite utilizar a plataforma de inteligência artificial tanto por texto quanto por voz.

A seguir, saiba como baixar e usar o ChatGPT em celulares Android.

publicidade

Leia mais:

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Instale o ChatGPT no seu celular

    Faça o download do ChatGPT pela Google Play Store: play.google.com.

  2. Acesse sua conta da OpenAI

    Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, faça o login com sua conta ou crie uma. Além do cadastro por email, é possível entrar com as credenciais do Google ou da Apple.

  3. Leia o disclaimer antes de utilizar o app

    Assim como no computador, a OpenAI disponibiliza um aviso sobre o ChatGPT, para alertar que a plataforma pode não ser completamente preciso e para lembrar de não compartilhar informações sensíveis com o app. Após a leitura, aperte em “Continue” para prosseguir.Acesse o ChatGPT no Android (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  4. Faça os seus pedidos

    O aplicativo para Android é similar à interface para computador. Ou seja, basta digitar um prompt para receber o conteúdo escrito pela plataforma de inteligência artificial. Neste exemplo, nós solicitamos a construção de um resumo sobre o Android.Faça os seus pedidos ao ChatGPT (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

Como fazer pedidos por voz no ChatGPT para Android?

Celular com ChatGPT aberto num navegador com logomarca da OpenAI ao fundo
(Imagem: Markus Mainka/Shutterstock)

Você não precisa necessariamente digitar para ter uma resposta do ChatGPT para Android. O aplicativo também permite que os prompts sejam realizados por voz. O uso é simples:

publicidade
  1. No chat, toque sobre o ícone de microfone dentro da caixa de texto;
  2. Toque em “Durante o uso do app” para autorizar o microfone sempre que abrir o aplicativo. Caso deseje limitar o uso do microfone para uma única sessão, escolha a opção “Apenas esta vez”;
    Toque no ícone de microfone para fazer pedidos por voz (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)
  3. Faça o seu pedido por voz em português ou em outro idioma suportado, como o inglês. Ao concluir, toque em “Tap to stop recording”;
  4. O texto será convertido logo em seguida. Caso o aplicativo tenha interpretado o seu pedido corretamente, envie a mensagem para concluir.
    Faça o pedido por voz no ChatGPT para Android (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

Como iniciar uma nova conversa no ChatGPT para Android?

O ChatGPT para Android também permite iniciar novas conversas, similar ao que acontece na versão web do serviço, disponível para computador. Saiba como no passo a passo a seguir:

  1. No chat, aperte no ícone de menu localizado no canto superior esquerdo;
  2. Toque em “New Chat”;
Comece uma nova conversa no ChatGPT (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)
Comece uma nova conversa no ChatGPT (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

Agora é só digitar o prompt desejado para utilizar a ferramenta. Cabe ressaltar que o menu do aplicativo também oferece a opção “History” para verificar as conversas anteriores, inclusive os chats iniciados em outros dispositivos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!