As gerações mais recentes do iPhone oferecem a opção para ativar o chip virtual. Implementado em 2018, com o lançamento do iPhone XR e do iPhone XS, o eSIM permite que os usuários deixem o cartão SIM de lado ou utilizem mais de uma linha de operadora simultaneamente no mesmo aparelho. A seguir, descubra qual smartphone da Apple conta com a tecnologia e saiba como ativá-la.

iPhone 14, da Apple
Imagem: Urbanscape/Shutterstock

Leia mais:

Qual iPhone tem chip virtual?

A Apple começou a oferecer o eSIM no iPhone em 2018, com a estreia do iPhone XS, XS Max e XR. Isto significa que todos os modelos do celular da Apple, lançados desde então, oferecem o recurso para se conectar à rede da operadora sem depender do chip físico. Incluindo os modelos mais recentes do iPhone SE.

Com a oferta do eSIM, os proprietários do celular podem utilizar mais de uma linha de operadora no mesmo aparelho. Para isso, é só configurar uma linha com o chip virtual e a outra com o chip físico. Ou seja, não é possível colocar dois cartões SIM em um iPhone simultaneamente.

publicidade

Apesar da presença da tecnologia, nem todos as unidades contam com o recurso. A Apple explica, em uma página de suporte, que eSIM não está disponível em aparelhos vendidos na China continental. Já em Hong Kong e Macau, alguns modelos de eSIM são compatíveis com a funcionalidade.

O iPhone 14 também traz uma diferença marcante. Nos Estados Unidos, a nova geração é comercializada apenas com eSIM. Ou seja, para utilizar o celular, é preciso ser cliente de uma operadora que seja compatível com a tecnologia, pois não é possível inserir o chip físico no aparelho.

iPhone 14 Pro sobre uma mesa com par de AirPods do lado
(Imagem: Kaspars Grinvalds/ Shutterstock)

Como usar chip virtual no iPhone?

A ativação do eSIM deve ser feito com o auxílio da operadora. Em alguns casos, é preciso se direcionar até uma loja da prestadora para que a ativação seja realizada por um funcionário.

Em outros, a operadora oferece um cartão com um QR Code para que o próprio cliente faça a habilitação da linha. Para isso, o usuário só precisa ler o código com a câmera do celular e, em seguida, tocar na notificação “Plano Celular Detectado” e seguir as orientações oferecidas pela Apple.

Cabe ressaltar que é possível habilitar o eSIM mesmo que o iPhone esteja utilizando um chip físico. Dessa forma, o celular terá acesso à duas linhas de telefone ao mesmo tempo, similar aos celulares Android da atualidade.

Com informações: Apple (1 e 2)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!