Indústria de semicondutores precisará de mais investimento estatal, diz relatório

Relatório da SIA apresentou diversos fatores fundamentais para o desenvolvimento do setor até o final da década
Por Alisson Santos, editado por Rodrigo Mozelli 28/07/2023 05h20
Guerra dos chips entre EUA e China
Imagem: William Potter/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um relatório da SIA (Associação da Indústria de Semicondutores) dos EUA apontou que o avanço da tecnologia carecerá de mais investimentos do governo e incentivo as fábricas nos próximos anos para garantir o desenvolvimento dos chips.

Além disso, esse estudo também levantou outras questões acerca dos semicondutores nos próximos anos, como possível escassez de funcionários no setor e o impacto negativo das restrições ao comércio exterior — como as questões geopolíticas entre os EUA e a China.

Leia mais:

Segundo a SIA, o design de chips é responsável por quase metade de todo o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) do setor. Porém, com o avanço dos microchips, os custos dessa etapa do processo de produção estão aumentando e precisando cada vez mais de investimento estatal.

A competição global no design de chips está aumentando à medida que outros países apoiam ativamente o desenvolvimento de seus próprios setores de design […] Por exemplo, o setor de chips sem fábrica da China dobrou em receita — de US$ 12 bilhões para US$ 24 bilhões — entre 2017 e 2020.

Relatório da SIA

Principais fatores

Nos últimos anos, os incentivos concentrados acarretaram redução brusca da participação da economia estadunidense nos projetos relacionados ao desenvolvimento da tecnologia.

  • Nos últimos cinco anos, as receitas gerais da indústria de semicondutores registraram queda de 50% em 2015 para 46% em 2020 na participação da economia dos Estados Unidos;
  • Nesse sentido, caso não haja mais investimentos estatais no setor, estima-se que esse número caia para 36% até o fim da década.

Esse estudo também destaca a importância de promover o desenvolvimento da força de trabalho na área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), devido à grande demanda de profissionais especializados nessas áreas para atuar em todas as etapas do desenvolvimento dos semicondutores.

Por outro lado, a Associação também destaca que as políticas de restrição podem enfraquecer a indústria. Ou seja, com os investimentos em P&D em alta, as tarifas e bloqueios às exportações dificultam o acesso a mercados externos pelos produtores.

Essa ação deve refletir diretamente na demanda de produção, que, todavia, pode não alcançar os retornos esperados.

Com informações de tele.síntese

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.