Com o aumento da temperatura nos meses de verão no Japão, alguns trabalhadores estão utilizando jaquetas com ventilador e um ar-condicionado de bolso para garantir um frescor por dentro das vestimentas.

Leia mais:

publicidade

Jaquetas de ventilador

A fan-jakketo utiliza alguns ventiladores que criam uma brisa para lidar com o calor e umidade intensas.

A invenção é do ex-engenheiro da Sony Hiroshi Ichigaya. Segundo ele, a inspiração para a criação veio de uma viagem para o sudeste da Ásia em 1988.

publicidade

Então, sua solução foi criar um sistema de resfriamento individual energeticamente eficiente no formato de jaqueta. O projeto foi lançado em 2004 por sua marca Kuchofuku, cuja tradução é “roupas com ar-condicionado”.

Os primeiros modelos da jaqueta tinham um bateria de curta duração e apresentavam alguns defeitos.

publicidade
(Imagem: Divulgação/ Kuchofuku)

A vestimenta foi relançada em 2009, quando algumas empresas começaram a criar versões da jaqueta. Em 2015, a Makita, fabricante de ferramentas, lançou um modelo de jaqueta ventilada.

Daisuke Seiki, gerente assistente da divisão de assuntos gerais da Makita, disse que as jaquetas são úteis para “carpinteiros, construtores, fazendeiros e demais pessoas que trabalham ao ar livre”.

publicidade

De acordo com Seiki, épocas em que a temperatura aumenta impulsionam a demanda pelo equipamento.

A Makita disponibiliza diversos modelos de jaquetas, equipadas com baterias especializadas que mantêm o funcionamento dos ventiladores durante mais de 60 horas.

Na Amazon, a jaqueta Makita 18V LXT de íon de lítio (no tamanho médio) é vendida por US$175 (cerca de R$830, na cotação atual). O modelo tem três modos de fluxo de ar, modo turbo e entradas USB para carregar dispositivos.

jaqueta com ventilador
(Imagem: Reprodução/ Amazon)

Ar condicionado de bolso

Outra inovação para lidar com os dias quentes é o Reon Pocket, um ar-condicionado portátil — que pode ser usado nos bolsos — desenvolvido pela Sony em um programa de aceleramento de startups.

Ar condicionado de bolso
(Imagem: Divulgação/ Sony)

O modelo mais recente é o Reon Pocket 4, que conta com um “modo de resfriamento inteligente”. Os sensores identificam o comportamento do usuário para ajustar automaticamente o nível de resfriamento ideal.

Com informações de The Guardian.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!