Quando falamos de Internet quântica, logo vêm em mente algum filme de ficção científica sobre o assunto. É algo que realmente parece ser bem distante da nossa realidade, porém, pode estar bem mais próximo de se tornar algo do dia a dia do que se imagina. Sobre esse assunto, podemos destacar o estudioso Ronald Hanson e um artigo publicado pela revista científica americana Nature. Nessa matéria, o Olhar Digital trouxe muitas curiosidades e novidades sobre a Internet quântica.

A internet quântica

De acordo com Ronald Hanson, coautor de um artigo publicado na revista científica Nature, será uma rede em escala global superior à internet atual que irá conectar os usuários por meio de novos aplicativos específicos para o ‘Universo quântico’. Ainda segundo Hanson, essa tecnologia ainda não está sendo utilizada abertamente, mas quando se tornar uma forma de comunicação pública, promete uma maior segurança no ciberespaço.

Segundo esse artigo, a pesquisa revela informações sobre um fenômeno poderoso, considerado até difícil de ser realizado: o teletransporte quântico. Nesse fenômeno, é possível transferir elementos informativos entre locais sem precisar mover a matéria física do local em que eles estão armazenados.

Como funciona tecnicamente a internet quântica

Imagem mostrando de forma sintética a comunicação quântica
A comunicação quântica, promete revolucionar a educação. (Imagem: Pexels)

É importante frisar que a internet atualmente transmite informações decodificadas em Bits (0 ou 1/ binários), o que acaba limitando o tamanho da capacidade de transmissão que pode ser transportada, já na internet quântica, esses bits poderão ser expostos excessivamente. Ou seja, os valores 0 e 1 serão transmitidos ao mesmo tempo, parcialmente como um ou o outro valor (0 ou 1). Essa unidade de dados será chamada de qubits (bits quânticos). Em síntese, isso significa que existe a possibilidade de realizar muito mais cálculos de uma única vez.

Um dos grandes desafios que a sociedade de forma geral deve enfrentar, é a quantidade de investimentos que serão necessários para poder tornar essa tecnologia algo público. Entre esses investimentos é em uma estação de trabalho com uma configuração muito específica para isso.

Segurança na internet quântica

Teoricamente a produção da tecnologia de internet quântica já traz em si mais segurança que o formato que utilizamos hoje. Em suma, a internet quântica se baseia nos progressos de campo científico em relação às partículas subatômicas, sendo uma promessa de maior segurança na web.

No artigo, Hanson informou que, conforme os estudos já realizados, quando alguém realiza uma transmissão de dados, ela tende a ser segura, criando uma estabilidade para evitar o roubo de qualquer dado.

Basicamente a tecnologia teria um sistema onde qualquer tentativa de roubo dos dados, a mensagem será autodestruída, alterando completamente seus qubits. Porém, o projeto da internet quântica continua em formato de teste, mas poderá abrir vários caminhos para conexões maiores.

Utilidades da internet quântica

Por se tratar de um fluxo de dados muito maior, na internet quântica, a I.A ganhará novos avanços. Além disso, a medicina poderá ter um desenvolvimento muito maior e a segurança de dados ganhará uma escala continental.

Um setor que poderá crescer e se popularizar é o Machine Learning, já que a análise de dados aumentará exponencialmente unindo essa tecnologia com a IA.