O Google tentará resolver um dos problemas que afeta diariamente milhões de motoristas globalmente: o congestionamento. Para isso, a empresa vai tirar do papel um sistema inteligente que monitora e ajusta semáforos sozinho. 

De início, a novidade será testada na Europa e, segundo a gigante de buscas, faz parte dos planos de transação para os carros com direção totalmente autônoma, que funcionarão conectados aos sistema de trânsito das cidades.

Vídeo relacionado

Leia mais:

Como é o novo sistema do Google

O plano é que os veículos sem motorista consigam identificar quando o semáforo está vermelho ou verde para frear ou seguir caminho.

publicidade
  • Para funcionar, o sistema do Google utilizará uma combinação de dados de satélite e redes de telefonia móvel para, em tempo real, monitorar e ajustar o tráfego conforme as condições das rodovias. 
  • A tecnologia auxiliará a descongestionar o trânsito em grandes cidades, especialmente nos horários de pico.
  • Em períodos de tráfego mais baixo, o sinal permanecerá verde por mais tempo que o normal, por exemplo.
  • A iniciativa será avaliada primeiro em Atenas, capital da Grécia. Ainda não foi revelado se mais cidades receberão a tecnologia no Velho Continente.
  • Mais detalhes sobre o programa serão divulgados em breve, segundo as informações da CNN.
Trânsito em São Paulo
Trânsito em São Paulo. Imagem: Alf Ribeiro/Shutterstock

A parceria vai além e também irá melhorar os dados do aplicativo Mapas com novas rotas da região de Ática, em Atenas, disse Kimon Logothetis, consultor de segurança rodoviária local em entrevista à emissora ERT1.

Interface do Google Maps vai mudar no Android Auto

O Google também lançou recentemente uma atualização para o aplicativo Google Maps que altera o design no Android Auto. A nova interface altera a posição de alguns botões de controle.

publicidade
  • Motoristas e usuários do aplicativo agora podem encontrar os recursos de ajustes do mapa em um só canto da tela;
  • Dessa forma, as funções de zoom, bússola, mudo, configurações e pesquisa podem ser acessadas em um mesmo espaço mais próximo ao lado do motorista;

Saiba mais sobre a novidade aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!