O Google Maps é um daqueles aplicativos que a maioria das pessoas já usou pelo menos uma vez. Mas apesar de entregar o que se espera dele de maneira gratuita, o Google Maps tem um custo.

De acordo com a empresa Google, “os dados de localização podem ser salvos como parte da atividade na Pesquisa e no Maps quando a configuração Atividade na Web e em aplicativos estiver ativada”.

publicidade

Leia também:

Os 5 motivos

Google Maps via Mika Baumeister/Unsplash
Google Maps via Mika Baumeister/Unsplash

Parece que tudo é facilmente acessível pelo Google Maps, cada uma das ruas e suas casas, consultórios médicos, lojas, restaurantes e bares. Mesmo assim, é necessário apontar alguns defeitos, que podem ser bons motivos para não usar o Google Maps:

publicidade

A privacidade não é o único problema, mas é o maior

Apesar de o Google Maps ser preciso e fácil de usar, cada movimento do usuário é acessível pela empresa – e por qualquer pessoa com acesso à sua conta. A Google coleta dados de usuários e os vincula à identidade pessoal de cada um, podendo então criar um perfil de cada pessoa – isso ocorre porque todo o modelo de negócios da empresa é construído com base nos dados do usuário e em anúncios direcionados.

O aplicativo para Android deixa a desejar

As atualizações do aplicativo geralmente causam reclamações sobre todos os tipos de problemas no Google Maps, como navegação interrompida, problemas de conexão com o GPS, ou desligamento repentino do aplicativo.

publicidade

Há muitos sites com publicações como “10 maneiras fáceis de corrigir o Google Maps no Android” ou “Como calibrar o Google Maps no Android”, mostrando como é comum o aplicativo não funcionar no Android – e como os usuários geralmente precisam resolver os problemas por conta própria.

Navegação Google Maps via Tom Morbey/Unsplash
Navegação Google Maps via Tom Morbey/Unsplash

A navegação para motoristas pode melhorar (e muito)

Embora o Google Maps esteja tentando alcançar o Waze, por exemplo, quando se trata de tráfego, perigos nas estradas e radares de velocidade, ainda existem muitas melhorias a serem feitas.

publicidade

Porém, é fato que o Google Maps é uma plataforma que oferece outros recursos, como rotas de caminhada e pedalada, transporte público, e informações comerciais. O Waze, por outro lado, é um aplicativo de navegação pensado para motoristas, e por isso é melhor nesse quesito.

A navegação para pedestres também pode melhorar bastante

Como mencionado, o Google Maps oferece mapas e jornadas para pedestres, mas esse tipo de navegação também tem seus problemas – principalmente de acessibilidade.

Algumas das rotas do Google enviam os pedestres por bairros perigosos, locais que funcionam como armadilhas para turistas ou ruas comerciais movimentadas, sem levar em conta se essas ruas são transitáveis ou se há calçada ou pista de caminhada.

Pessoa olhando mapa durante trilha via Antonio Grosz/Unsplash
Pessoa olhando mapa durante trilha via Antonio Grosz/Unsplash

O Google mostra do que você gosta pelo Maps

O aplicativo geralmente pede que os usuários compartilhem uma avaliação pública do local de destino – como a maioria dos aplicativos faz com seus produtos. Embora isso possa parecer bom para a própria página do serviço, as avaliações também são coletadas em seu perfil do Google, facilitando o acesso de stalkers à suas informações – pois seu nome e foto ficam disponíveis publicamente na avaliação. 

Como os dados de localização estão se tornando cada vez mais importantes no que diz respeito à privacidade do usuário, é importante mencionar que não existem serviços de mapas realmente privados, mas existem outras opções que não armazenam e coletam tantos dados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!