Um tesouro datado da Idade do Bronze foi encontrado durante as escavações do SaxaVord Spaceport, uma nova base de lançamento espacial que deve ser inaugurada ainda este ano na ilha de Unst, no Reino Unido.

Entre os itens encontrados estão pedaços de quartzo brilhante, pedras gigantes de granito e uma possível cremação. O local ainda vai ser explorado nos próximos e as descobertas ainda não foram totalmente catalogadas.

“É definitivamente muito emocionante”, disse um funcionário da SaxaVord (que pediu para não ser identificado) ao Space.com sobre a escavação. “Não esperávamos encontrar essa coisa da Idade do Bronze também”, completou Val Turner, um arqueólogo que representa o condado em geral por meio de uma instituição de caridade escocesa, a Shetland Amenity Trust. 

Leia mais:

publicidade

O que foi encontrado no local?

Os achados foram de responsabilidade da empresa AOC Archaeology que esteve no local em SaxaVord para investigar possíveis vestígios arqueológicos antes da construção. Esse tipo de busca é comum no Reino Unido antes de obras em regiões históricas.

idade do bronze
Uma urna de cremação da Idade do Bronze encontrada em Upper Scalloway, no continente Shetland e cerca de 60 milhas (100 km) ao sul de SaxaVord Spaceport. O que hoje chamamos de Reino Unido era formado por comunidades menores naquela época, às vezes (mas nem sempre) negociando à distância.(Crédito da imagem: © Shetland Amenity Trust)

Entre os objetos encontrados estão alguns fatos interessantes como uma série de pedras gigantes de granito que foram enterradas de modo em que apenas um pedaço fica fora da terra. “É bem possível que elas (as pedras) tenham sido colocadas ali para criar um limite visual da área”, disseram os relatos até o momento.

Evidências de ossos queimados em um possível processo de cremação também foram encontrados. Os pesquisadores alertaram que as escavações estão em um estágio tão inicial que ninguém sabe ao certo se o momento das cremações e dos pedregulhos coincidiu. 

O SaxaVord planeja sediar sua primeira decolagem espacial ainda este ano, mas isso ainda vai depender do ritmo da construção e da liberação das autoridades.

Idade do Bronze foi um período importante 

A Idade do Bronze foi um período importante da pré-história e da antiguidade, caracterizada pelo uso generalizado do bronze. Esse período marcou uma evolução significativa na história humana, pois o bronze era um material mais resistente e útil do que os materiais anteriores, como a pedra e o cobre puro. A época data de 3.000 a.C.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!