Lançado em 2006, o DisplayPort é uma interface de dados de alta definição que funciona de forma similar ao cabo HDMI. Porém, vale ressaltar que ele não o substitui.

Por isso, o Olhar Digital preparou uma lista de informações sobre o DisplayPort para você entender mais sobre ele.

publicidade

O que é o DisplayPort (DP)

O DisplayPort (DP), é um padrão aberto de cabo, desenvolvido pela Vídeo Electronics Standards Association (VESA), para substituir os antigos VGA e DVI. Foi a primeira interface de exibição, que usa a tecnologia de empacotamento de dados, como é no cabo de rede (Ethernet), USB e o barramento PCI Express.

Essa transferência de dados, funciona especialmente com áudio e vídeo, entre uma fonte, sendo ela um computador, console ou notebook e outro dispositivo de reprodução como, por exemplo, um monitor ou uma TV em alta definição. Vale frisar, que mesmo sendo parecido com o HDMI, o DP não o substitui.

publicidade
Imagem mostrando detalhe do Cabo DisplayPort
O Cabo DisplayPort, é ideal para interligar monitores de alta definição com foco em gamers. (Imagem: Pixabay)

Uma interface DisplayPort, tem em sua composição, 20 pinos, com conexões em linha, auxiliares e terra. O bitrate desse cabo, pode chegar a 32,4 gigabits por segundo quando usados todas as linhas para transferir os dados.

Até quantos monitores o DisplayPort suporta?

O DP, permite a conexão com até seis monitores, dependendo apenas da GPU do computador suportar ou não. É também, importante frisar que esse cabo permite o envio de dados da origem para canais de áudio e vídeo independentes por uma única conexão.

publicidade

Ele pode ser encontrado em dispositivos mais profissionais, para que atendam uma demanda que não é suprida pelo HDMI.

Para qual tipo de usuário, o DisplayPort é interessante?

Mesmo que o HDMI tenha se tornado referência na maioria dos dispositivos destinados a consumidores finais, o DisplayPort ainda dever ser considerado por alguns usuários. Para jogadores, por exemplo, a interface DP é a única que suporta a tecnologia baseada em G-Sync da Nvidia, permitindo que o monitor possa trabalhar com taxas variáveis de atualização e de forma sincronizadas com a placa gráfica do computador.

publicidade

Os usuários que trabalham com vários monitores podem também se beneficiar com a interface, já que é possível conectar diversos dispositivos por meio de um único cabo, seja ele por conexão em cascata (Quando um é ligado no outro) ou por meio dos hubs DP, para pode conectar diversos cabos em um único computador.

E o Mini DisplayPort, para que serve?

O Mini DisplayPort é uma espécie de escala reduzida do DP. Em alguns dispositivos, com os da Apple, pode ser denominado de porta Thunderbolt.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!