Kawasaki afirma que suas primeiras motos EVs estão prontas; saiba mais

Modelos foram homologados na Austrália e nomeadas como Ninja e-1 e Z e-1
Rodrigo Mozelli02/08/2023 23h51
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Imagem: Divulgação/Kawasaki
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Cerca de um ano após anunciar suas primeiras motos elétricas no EICMA Milan Motorcycle Show, a Kawasaki confirmou que seus dois primeiros modelos estão prontos para sair em definitivo.

Os modelos começaram a ser homologados na Austrália, segundo o Motorcycle.com. Os nomes oficiais das motos EVs, segundo os documentos de homologação, serão Ninja e-1 e Z e-1.

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Características da Ninja e-1 e da Z e-1

  • Os dois modelos parecem ter carroceria similar às suas “primas” de 400 cc movidas à gasolina, a Ninja 400 e Z400;
  • Já as rodas e os freios parecem ser ligeiramente como os da Ninja 300 e da Z300;
  • Quando a fabricante anunciou os modelos, esperava-se que a potência de ambas fosse de 11 kW (14,75 hp), mas os documentos indicam que elas terão (ao menos na Austrália) 9 kW (12 hp);
  • Os pesos delas serão, supostamente, 135 kg para o Z e-1 e 140 kg para a Ninja e-1, mas não se sabe se esse peso já inclui as baterias removíveis divulgadas pela Kawasaki;
  • As baterias removíveis que irão alimentar as motos pesam 12 kg cada. Juntas, adicionarão 3 kWh.

Japonesas das motos demoram a engrenar com EVs

As quatro mais fortes fabricantes japonesas de motos, Kawasaki, Honda, Yamaha e Suzuki, historicamente ficaram com um pé atrás quando se trata de motos elétricas.

Elas evoluíram em seus protótipos, mas não conseguiram iniciar a comercialização de nenhum modelo além de scooters menores.

A título de comparação, fabricantes, como a Zero, vendem motos elétricas há uma década, enquanto companhias mais antigas e clássicas, como a Harley-Davidson (e sua subsidiária LiveWire), possuem quase meia década de experiência nesse mercado, competindo com motos esportivas de alta qualidade, como as da Ducati.

Todas as motos das fabricantes citadas possuem baterias de ao menos 14 kWh, o que mostra que a quantidade das baterias das futuras Kawasaki terão pequena fração de suas rivais estadunidenses e italianas.

Com informações de Electrek

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Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.