Com uma legião de admiradores, a Kawasaki Ninja é uma das linhas de motocicletas esportivas mais populares do planeta. Esta semana, a fabricante japonesa mostrou uma versão elétrica da família na EICMA Milan Motorcycle Show, uma feira anual de motos que ocorre em Milão, na Itália.

Chamada de Kawasaki Ninja EV, a novidade chega ao mercado ao longo do ano que vem. Pelo menos é o que disse o presidente da empresa, Hiroshi Ito (outro lançamento da marca que também apareceu no evento foi a Kawasaki Z EV).

“Essas máquinas estarão disponíveis para os nossos clientes em 2023”, afirmou o executivo.

Veja também:

publicidade

Como de costume nessas apresentações, quase nenhum detalhe técnico foi apresentado. No entanto, Ito revelou algumas informações importantes. De início, ambas as motos terão duas baterias removíveis de 12 kg. A capacidade, no entanto, decepcionou. São apenas 3 kWh.

Kawasaki Ninja EV.
Kawasaki Ninja EV. Imagem: Electrek/Reprodução

A potência também é modesta, são 11 kW, o equivalente a uma moto a combustão de 125 cc. As motos serão vendidas na Europa na categoria A1 de carteira de habilitação, que normalmente abrange motocicletas pequenas.

A bateria mais limitada em comparação com outros modelos da mesma categoria preocupa. Já existem motocicletas elétricas com mais de 21 kWh de bateria, por exemplo, destaca o Electrek. Apenas motos de baixo custo e scooters oferecem tão pouca capacidade. 

Considerando o que foi dito pelo presidente da empresa, a Ninja EV não deve ultrapassar 75 km de autonomia na cidade (rodando bem menos do que isso em velocidades mais altas). As baterias removíveis, no entanto, são uma boa ideia, oferecendo uma maneira mais prática de recarregar as unidades em casa. 

No fim, comparando com o que já é oferecido no mercado, fica difícil imaginar como quem a Ninja EV vai brigar no próximo ano. O preço, ainda não revelado pela Kawasaki, ajudará a definir isso.

Imagem principal: Electrek/Reprodução

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!