Cerca de um ano após anunciar suas primeiras motos elétricas no EICMA Milan Motorcycle Show, a Kawasaki confirmou que seus dois primeiros modelos estão prontos para sair em definitivo.

Os modelos começaram a ser homologados na Austrália, segundo o Motorcycle.com. Os nomes oficiais das motos EVs, segundo os documentos de homologação, serão Ninja e-1 e Z e-1.

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Características da Ninja e-1 e da Z e-1

  • Os dois modelos parecem ter carroceria similar às suas “primas” de 400 cc movidas à gasolina, a Ninja 400 e Z400;
  • Já as rodas e os freios parecem ser ligeiramente como os da Ninja 300 e da Z300;
  • Quando a fabricante anunciou os modelos, esperava-se que a potência de ambas fosse de 11 kW (14,75 hp), mas os documentos indicam que elas terão (ao menos na Austrália) 9 kW (12 hp);
  • Os pesos delas serão, supostamente, 135 kg para o Z e-1 e 140 kg para a Ninja e-1, mas não se sabe se esse peso já inclui as baterias removíveis divulgadas pela Kawasaki;
  • As baterias removíveis que irão alimentar as motos pesam 12 kg cada. Juntas, adicionarão 3 kWh.

Japonesas das motos demoram a engrenar com EVs

As quatro mais fortes fabricantes japonesas de motos, Kawasaki, Honda, Yamaha e Suzuki, historicamente ficaram com um pé atrás quando se trata de motos elétricas.

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Elas evoluíram em seus protótipos, mas não conseguiram iniciar a comercialização de nenhum modelo além de scooters menores.

A título de comparação, fabricantes, como a Zero, vendem motos elétricas há uma década, enquanto companhias mais antigas e clássicas, como a Harley-Davidson (e sua subsidiária LiveWire), possuem quase meia década de experiência nesse mercado, competindo com motos esportivas de alta qualidade, como as da Ducati.

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Todas as motos das fabricantes citadas possuem baterias de ao menos 14 kWh, o que mostra que a quantidade das baterias das futuras Kawasaki terão pequena fração de suas rivais estadunidenses e italianas.

Com informações de Electrek

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