Elon Musk: direção autônoma da Tesla está quase pronta; veja o que falta

Em postagem, Elon Musk disse que a empresa está trabalhando na peça final de IA do Full Self-Driving, que seria o controle do veículo
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 03/08/2023 12h23
tesla_musk
(Imagem: kovop/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O modo de direção autônoma (Full Self-Driving, ou FSD) é prometido pela Tesla há anos. No início 2023, o CEO da empresa, Elon Musk, disse que o recurso seria disponibilizado ainda este ano.

Agora, Musk afirmou que a montadora está nas etapas finais de desenvolvimento da tecnologia. Em uma postagem no antigo Twitter, agora X, o bilionário disse que a Tesla está trabalhando na peça final do quebra-cabeça de inteligência artificial do FSD — que, segundo ele, é o controle do veículo.

Leia mais:

Além disso, o CEO da empresa disse que a tecnologia de IA que está sendo implementada no sistema reduzirá mais de 300 mil linhas de código. Isso significa que a Tesla está treinando redes neurais para controlar o veículo ao invés de utilizar instruções por código.

O controle do veículo é a peça final do quebra-cabeça Tesla FSD AI. Isso reduzirá > 300 mil linhas de código de controle C++ em aproximadamente 2 ordens de magnitude.

É um treinamento enquanto escrevo isso. Atualmente, nosso progresso é treinar com restrição de computação, não de engenharia.

Elon Musk, em tuíte.

Full Self-Driving é a grande promessa da Tesla

  • No mês passado, Musk voltou a falar a respeito das previsões sobre o FSD, dizendo que ele está muito próximo de conseguir ser operado sem intervenção humana;
  • O CEO promete que a tecnologia do sistema irá gerar entusiasmo dos clientes e acredita que a tecnologia terá seu “momento ChatGPT” em breve;
  •  “Acho que a Tesla terá uma espécie de momento ChatGPT, se não este ano, diria que não depois do ano que vem”, disso Musk em entrevista;
  • O bilionário também disse que o FSD será “muito melhor” que uma pessoa na direção.
  • “O que devemos avaliar não é se a direção totalmente autônoma será tão boa quanto uma pessoa; será muito, muito melhor, muito.  Com o tempo, 10 vezes mais seguro do que uma pessoa. Não vai ser uma competição, francamente.”, disse.

Com informações de Inside EVs e Electrek.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.