A tecnologia das e-bikes avança a pedaladas largas. À medida que mais recursos chegam às bicicletas elétricas, fica cada vez mais difícil distingui-las dos dispositivos IoT (Internet das Coisas). E a Sram, gigante de componentes para bikes com sede nos EUA, registrou recentemente patentes sobre uma nova peça que pode mudar a interação com bicicletas.

Para quem tem pressa:

  • A Sram, gigante de componentes para bikes, registrou patentes sobre uma nova peça que pode mudar interação em e-bikes;
  • Comandos de voz e gestos com as mãos podem chegar ao mundo das bicicletas elétricas em breve, por meio da marca;
  • O design proposto de controle por gestos da Sram apresenta uma luva com vários sensores presos aos dedos;
  • Especula-se que as luvas especiais possam ser usadas para controlar os displays das e-bikes, bem como alternar entre várias configurações em movimento.

Se até agora usa-se uma espécie de gatilho (ou alavanca) para mudar de marcha numa bike, a Sram pode mudar isso para gestos com as mãos ou até mesmo comandos de voz.

publicidade

Leia mais:

Como deve ser

Desenhos de patente para acessório para e-bike
(Imagem: Reprodução)

O design proposto de controle por gestos da Sram apresenta uma luva com vários sensores presos aos dedos.

publicidade

Embora a probabilidade de algum tipo de tecnologia de mudança por gesto pareça bastante improvável, especula-se que as luvas especiais possam ser usadas para controlar os displays das e-bikes, bem como alternar entre várias configurações em movimento.

É importante ressaltar que tudo sobre os novos designs da Sram é puramente especulação.

publicidade

O que dá para afirmar é que a Sram provavelmente lançará algo grande quando se trata de tecnologia de bicicletas num futuro próximo.

Gestos e comandos nas e-bikes

Catraca de marchas em bicicleta
(Imagem: Divulgação/Sram)

De fato, o controle de dispositivos por meio de gestos manuais e comandos de voz já existe há vários anos.

publicidade

Assistentes virtuais – Siri e Alexa, por exemplo – são usadas diariamente e muitos carros possuem recursos que podem ser ativados por gestos e voz.

No entanto, o desenvolvimento de transmissões automáticas como as da Enviolo poderia muito bem tornar irrelevante toda a mudança por voz.

Só que os comandos de voz também podem ser usados ​​em e-bikes de última geração com vários modos de condução.

Por exemplo: comandar a bike elétrica para mudar de um modo para outro, ou talvez até mesmo ajustar as configurações de suspensão na hora.

A Sram já manifestou que pretende se aventurar no mercado de e-bikes, com a recente aquisição da Amprio. Sem mencionar que o especialista em suspensão de bicicletas premium RockShox é uma marca sob o guarda-chuva da Sram.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!