Atores de WandaVision denunciam escaneamento para uso com IA

Disney e Marvel escanearam figurantes de WandaVision para possível uso com inteligência artificial em futuros projetos
Ana Luiza Figueiredo03/08/2023 12h48
wandavision
Imagem: Disney/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Disney e o Marvel Studios realizaram escaneamentos completos dos corpos e rostos dos atores que serviram como figurantes da série WandaVision, parte do Universo Cinematográfico Marvel. Com um escaneamento completo, as aparências deles podem ser usadas em futuros projetos com o uso de inteligência artificial (IA).

  • A denúncia foi feita por uma das figurantes da série, Alexandria Rubalcaba, que contou a situação ao NPR.
  • Ela contou que foi chamada para um trailer onde suas várias expressões e movimentos foram registradas por uma série de câmeras.
  • Segundo ela, o processo durou cerca de 15 minutos e todos os figurantes que trabalhavam naquele dia foram submetidos ao escaneamento.
  • Rubalcaba diz que a Disney não apresentou nenhuma informação sobre como ou onde sua aparência seria usada no futuro.
  • Ela afirma que nenhum contrato foi apresentado e que não recebeu pagamento adicional além do mínimo dos figurantes, de US$ 187.

Leia mais:

Coloque as mãos para fora. Coloque as mãos para dentro. Olhe para cá. Olhe para lá. Deixe-nos ver seu rosto assustado. Deixe-nos ver seu rosto surpreso.

Alexandria Rubalcaba recorda as instruções que recebeu

O uso de inteligência artificial no lugar de figurantes é um dos temas centrais de discordância entre o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os representantes dos grandes estúdios (AMPTP). As negociações iniciais entre as duas instituições falharam em definir novos parâmetros regulatórios para essa questão, o que levou à greve dos atores.

E se eu não quiser estar em MarioVision ou SarahVision? Eu temo que a IA acabará eliminando os figurantes. Eles não terão mais utilidade.

Alexandria Rubalcaba

Tanto o SAG-AFTRA quanto a AMPTP têm propostas diferentes para o uso de imagens de figurantes escaneados. O sindicato sugere que os estúdios peçam permissão para cada uso das imagens, enquanto a AMPTP acredita que um único contrato oferecendo permissão do uso de imagem seria suficiente para qualquer uso futuro.

Essa polêmica levanta preocupações sobre o futuro da indústria de cinema e a possibilidade da inteligência artificial substituir totalmente os figurantes humanos.

A série WandaVision, assim como outras da Marvel Studios, está disponível para streaming no Disney+.

Com informações de NPR.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.