Uma notícia sobre taxas cobradas pelo PicPay para contas que não possuem movimento está deixando os usuários do aplicativo em alerta. A partir do dia 31 de julho de 2023, o PicPay passou a cobrar tarifa por inatividade da conta. A taxa será recolhida caso o usuário não tenha feito nenhum movimento da conta um período de um ano (360 dias).

Segundo o PicPay, essa prática é comum dentro do mercado financeiro para contas que não possuem movimentações durante um período determinado, como uma forma de compensar os gastos que a empresa tem relacionados à segurança, infraestrutura, atendimento ao cliente e tecnologia.

Leia também:

A taxa possui o valor de R$10,00 e será cobrada por um período de 12 meses caso a conta continue sem nenhuma atividade. Assim que o usuário movimentar seu dinheiro dentro da conta, não haverá mais cobrança.

publicidade

No entanto, a cobrança não será realizada caso o usuário não possua dinheiro no aplicativo. Mas toda essa notícia tem deixado os usuários inquietos, e é possível que aqueles que não usam o aplicativo a um tempo desejem cancelar a conta para evitar a tal cobrança. Por isso, o Olhar Digital preparou um tutorial de como cancelar sua conta no PicPay e evitar a cobrança de taxas.

Como excluir conta do PicPay

Antes de tudo, é preciso ter certeza de que o saldo da sua carteira está zerado, certifique-se de que não há nenhuma outra transação pendente, e de que todas as faturas do PicPay Card estão devidamente pagas.

Ao solicitar o cancelamento, também serão cancelados todos os serviços e contratos vinculados ao seu perfil como o PicPay Card, empréstimos e investimentos, desde que não haja nenhuma pendência entre eles. Caso algo não esteja devidamente quitado, o PicPay irá exibir um aviso na tela impedindo o cancelamento da conta até resolver a questão.

Após a solicitação de cancelamento, o PicPay dá um prazo de até 25 dias para garantir que não exista nenhuma restrição na conta e fecha o cadastro permanentemente.
Veja o passo a passo de como cancelar sua conta do PicPay:

Tempo necessário: 1 minuto.

  1. Toque na sua imagem de perfil

    Abra o aplicativo do PicPay e toque na sua foto de perfilCancelar conta no PicPay

  2. Toque em “Encerrar minha conta”

    Role a tela para baixo e toque na opção “Encerrar minha conta” e depois, novamente em “Encerrar minha conta”Cancelar conta do PicPay

  3. Confira seus dados

    Confirme se seus dados estão corretos, se sim, toque em “Meus dados estão corretos”

  4. Toque novamente em “Encerrar minha conta”

    Escolha o motivo que mais se encaixa na sua situação, e depois toque em “Continuar”. Role a tela para baixo e toque na caixinha ao lado da frase “Estou ciente e de acordo com as condições gerais de encerramento”. Em seguida, toque no botão vermelho escrito “Encerrar minha conta”

  5. Toque em “Ok, entendi”

    Por fim, toque em “Ok, entendi”. O PicPay usará o e-mail cadastrado no aplicativo para lhe informar sobre o cancelamento e se existe alguma pendência na sua conta que o impeça de fazer o encerramento.

Caso se arrependa do cancelamento, basta entrar em sua conta com seu login e senha dentro de 25 dias após o pedido de cancelamento e tocar em “Sim, quero reativar”. Após os 25 dias, não será possível recuperar a conta.
Fonte: PicPay

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!