A Kia e a Hyundai convocaram, na quinta-feira (03), o recall de mais de 91 mil carros nos EUA devido a riscos de incêndio. As montadoras coreanas aconselharam os proprietários a estacionarem seus veículos do lado de fora e longe de estruturas até que os reparos possam ser realizados.
Para quem tem pressa:
- A Kia e a Hyundai convocaram o recall de mais de 91 mil carros nos EUA devido a riscos de incêndio;
- O recall inclui vários modelos da Hyundai e da Kia – por exemplo: Palisade, Tucson, Sonata, Elantra, Kona, Seltos e Soul;
- O problema está relacionado aos controladores eletrônicos para o conjunto da bomba de óleo Idle Stop & Go;
- Além do risco de incêndio, danos causados pelo calor podem resultar em curto-circuito que poderia afetar outros controladores do veículo.
O recall inclui vários modelos da Hyundai e da Kia – por exemplo: Palisade, Tucson, Sonata, Elantra, Kona, Seltos e Soul.
Leia mais:
- Tesla é desbloqueado por pesquisadores e libera opcionais pagos; veja
- Os 5 carros elétricos mais baratos vendidos no Brasil
- Por que os carros são tão caros no Brasil?
Risco e recall

O problema está relacionado aos controladores eletrônicos para o conjunto da bomba de óleo Idle Stop & Go. Ele pode conter componentes elétricos danificados, que, por sua vez, podem fazer com que a bomba superaqueça.
Os proprietários dos veículos afetados serão notificados no final de setembro e os revendedores irão inspecionar e substituir o controlador elétrico da bomba de óleo, se necessário.
A Hyundai relatou quatro incidentes relacionados a esse problema, enquanto a Kia relatou seis eventos térmicos potencialmente relacionados. Mas não foram relatados acidentes ou ferimentos.
O recall vale para os modelos:
- Kia Seltos (2023-2024);
- Kia Soul (2023);
- Kia Sportage (2023);
- Hyundai Palisade (2023-2024);
- Hyundai Tucson (2023);
- Hyundai Sonata (2023);
- Hyundai Elantra (2023);
- Hyundai Kona (2023).
Outros problemas

Além do risco de incêndio, danos causados pelo calor podem resultar em curto-circuito que poderia afetar outros controladores do veículo. A Hyundai mencionou que uma peça suspeita já foi eliminada da produção desde março.
A montadora aconselhou os revendedores a fornecer veículos para aluguel aos clientes que não se sentirem seguros para operar seus veículos até que a solução do recall esteja disponível.
Se os proprietários notarem um cheiro de queimado ou derretimento, eles são incentivados a rebocar o veículo até a concessionária Hyundai mais próxima e não tentar dirigi-lo.
Este recall acontece após a Hyundai receber um relatório em dezembro de danos causados pelo calor no chicote de fios/conector da bomba de óleo elétrica em um Hyundai Palisade 2023, levando a empresa a iniciar uma investigação.
Da mesma forma, a Kia recebeu um relatório em junho de derretimento em um Soul 2023. Ambas as empresas relataram esses incidentes à Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Rodovias dos EUA.
No geral, esses recalls destacam a importância de lidar com riscos potenciais de incêndio e garantir a segurança dos proprietários de veículos. As montadoras coreanas estão tomando medidas para corrigir o problema e proteger seus clientes.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!