A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira, 4 de agosto, a primeira pílula para tratar a depressão pós-parto, uma importante conquista no campo da saúde mental materna.

A condição afeta uma em cada oito novas mães nos Estados Unidos e 25% das mães brasileiras. Esta nova opção de tratamento foi nomeada como Zurzuvae e a Sage Therapeutics, em parceria com a Biogen, é a responsável pela fabricação e venda da pílula, que estará disponível no mercado americano ainda este ano.

publicidade

Leia mais:

Zurzuvae, a pílula contra depressão pós-parto

  • A Zurzuvae é uma pílula de uso diário, projetada para ser tomada ao longo de duas semanas.
  • O grande diferencial é sua capacidade de aliviar os sintomas depressivos em questão de dias, em comparação com as semanas ou meses necessários para os antidepressivos mais antigos.
  • Além disso, a pílula oferece uma alternativa mais conveniente em relação às terapias intravenosas disponíveis atualmente.
  • O Dr. Kristina Deligiannidis, diretor de saúde comportamental da mulher no Zucker Hillside Hospital, Nova York, destacou a importância da Zurzuvae ao WSJ ao afirmar que “será uma ferramenta vital para melhorar rapidamente o funcionamento dos pacientes”.
  • Ele acrescentou que a pílula pode ajudar as mães a se recuperarem mais rapidamente, permitindo que interajam melhor com seus bebês e suas famílias.
  • Apesar da aprovação da FDA, a introdução da Zurzuvae nos Estados Unidos será adiada em cerca de 90 dias para que seja avaliada pela Administração de Fiscalização de Drogas (DEA).
  • A expectativa é que a DEA classifique o medicamento como uma substância controlada com baixo potencial de abuso, seguindo a mesma designação de medicamentos antiansiedade como Xanax e Valium, que afetam uma parte semelhante do cérebro.

Como o medicamento funciona

pílula
Imagem: nito / Shutterstock.com

A ação da Zurzuvae, também conhecida pelo nome químico zuranolone ou zuranolona, incide sobre um receptor cerebral chamado GABA, que desacelera a atividade cerebral e auxilia no controle da ansiedade e do estresse. A droga tem a capacidade de produzir um efeito calmante que permite um melhor descanso às mulheres que enfrentam a insônia comum na depressão pós-parto.

publicidade

A pesquisa clínica que respaldou a aprovação da Zurzuvae concentrou-se em mulheres com sintomas depressivos de moderados a graves, que impactavam significativamente suas atividades diárias.

Mulheres nessas condições relatam intensa tristeza e falta de interesse em estabelecer vínculos com seus bebês, podendo até mesmo negligenciar cuidados básicos, como trocar fraldas ou atender aos choros dos pequenos.

publicidade
  • Zurzuvae se assemelha a outro medicamento fabricado pela Sage, o Zulresso, que foi aprovado em 2019 como o primeiro medicamento especificamente para depressão pós-parto.
  • No entanto, o Zulresso é administrado através de uma infusão intravenosa contínua ao longo de dois dias, o que o torna impraticável para muitas mulheres.
  • Em contraste, a Zurzuvae pode ser tomada oralmente, simplificando muito o processo de tratamento.
  • Uma recente pesquisa clínica demonstrou que a Zurzuvae reduziu os sintomas de depressão pós-parto em quase 55% após duas semanas de tratamento, em comparação com uma redução de 40% nos pacientes que receberam placebos.
  • Os efeitos colaterais mais comuns foram sonolência, tontura e sedação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!