A atual linha de carros da Peugeot tem tido cada vez menos modelos que não sejam SUVs ou crossovers, e o lançamento, o Peugeot 408, não foge dessa nova regra.

Para o 408, a Peugeot buscou suavizar as linhas e encurtá-las, visando obter carro mais esportivo para seu público.

publicidade

Leia mais:

publicidade
Imagem: Divulgação/Peugeot

Características do Peugeot 408

  • O Peugeot 408 compartilha a mesma plataforma do Citroën C5 X e possui características híbridas entre perua, SUV e sedã de cinco portas;
  • O design do veículo é marcado por arestas nos perfis, capô largo emparedado pelos flancos elevados, enorme grade frontal na cor da carroceria, finos faróis frontais em matrizes de LEDs e para-choque traseiro “invertido”;
  • Medindo 4,69 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,48 m de altura, o Peugeot 408 tem imagem mais esportiva e maior estabilidade de comportamento dinâmico em curvas;
  • A gama de motores do Peugeot 408 inclui opções híbridas plug-in e motor 1.2 litros de três cilindros com 130 cv.

Imagem: Divulgação/Peugeot

Os híbridos plug-in do Peugeot 408 utilizam motor 1.6 associado a motor elétrico dianteiro de 110 cv, chegando a potência total de 180 cv ou 225 cv, dependendo da versão. A mais potente tem consumo médio na ordem de 76,9 km/l, segundo o Auto Esporte.

publicidade

A autonomia elétrica dos híbridos plug-in do PHEV é de aproximadamente 55 km, com velocidade máxima limitada a 135 km/h em modo totalmente elétrico.

Esses híbridos têm baterias de íons de lítio de 12,4 kWh, com garantia de oito anos, ou 160 mil km.

publicidade

Imagem: Divulgação/Peugeot

O carregador de bordo do 408 tem potência de 3,7 kW, sendo que o cliente, caso queira, pode obter um de 7,4 kW (ambos monofásicos) caso pague valor adicional. Sua carga completa pode variar entre três tempos:

  • 7h30 (em tomada comum, de 8 Ah);
  • 3h30 (tomada reforçada de 16 Ah e a 3,7 kW);
  • 1h55 (em Wallbox a 7,4 kW).

O 408 não possui versões 4×4, nem controle de tração para pisos escorregadios e todos os modelos virão com câmbio automático de oito velocidades até a segunda metade de 2023.

O modelo será lançado com versões 100% elétricas alguns meses após o lançamento das versões híbridas plug-in.

Imagem: Divulgação/Peugeot

Interior

O interior do Peugeot 408 possui a configuração i-cockpit, com volante pequeno e quadro de instrumentos digital de 10″, além de central multimídia de 10″ e comandos digitais no console central.

Seu espaço interior é amplo em largura e comprimento na segunda fila, com capacidade de porta-malas de 536 a 1,6 mil litros – podendo levar objetos com até 1,89 m quando os bancos são rebatidos.

Produção e lançamento

O Peugeot 408 será produzido na França para o mercado europeu e na China para os mercados asiáticos. Os preços ainda não estão definidos, mas devem ser próximos aos do Citroën C5 X, seu “primo”, que vão de 33,4 mil euros (R$ 180,1 mil) a 47,2 euros (R$ 254,5 mil) em Portugal. Não há informações do PHEV no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!