O que é e como funciona a Robot Cache, plataforma de revenda de jogos

Ganhe dinheiro vendendo jogos digitais com Robot Cache, a plataforma que possibilita lucrar com sua coleção. Descubra como ela funciona
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Bruno Ignacio de Lima 07/08/2023 20h40, atualizada em 11/09/2023 16h45
275116143_493816795583733_2231026665430062042_n-1920x1080.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Robot Cache é uma plataforma de jogos para PC com uma proposta diferente da concorrência: permitir aos usuários venderem seus jogos digitais após concluí-los. 

Ao comprar um jogo e completá-lo totalmente, os usuários têm a possibilidade de revendê-lo, obtendo uma parte do valor da venda para adquirir novos jogos.

Gostou da ideia? Se você se interessou pelo Robot Cache e quer conhecer mais sobre a plataforma de jogos, confira a seguir mais informações sobre a empresa.

Leia também:

O que é o Robot Cache 

O Robot Cache é uma plataforma de jogos para PC que se posiciona como concorrente e alternativa às plataformas tradicionais, como Steam e Epic Games Store. 

A plataforma permite que os usuários comprem e vendam seus jogos por meio de um sistema de blockchain criptografado. Além disso, a plataforma possui sua própria criptomoeda chamada IRON, que os vendedores podem usar para comprar jogos junto com outras formas de pagamento tradicionais. 

A plataforma se apresenta como pioneira na possibilidade de vender jogos digitais, uma vez que considera que a incapacidade de revender jogos digitais é prejudicial para os consumidores. Por esse motivo, eles desenvolveram um sistema para possibilitar essa prática.

Segundo a Robot Cache, seu objetivo é criar um mercado descentralizado para desenvolvedores e jogadores, proporcionando uma experiência de compra mais acessível e econômica.

Robot cache (reprodução)

Para que serve o Robot Cache 

O Robot Cache é uma plataforma que tem como objetivo permitir que os usuários comprem jogos e, após concluírem sua experiência com os mesmos, possam revendê-los. 

Essa solução foi desenvolvida para abordar uma questão encontrada nos jogos digitais, em que, ao contrário dos jogos físicos, não é possível revendê-los após a conclusão, levando a uma biblioteca de jogos estagnada. 

Ao utilizar a plataforma, os usuários podem listar seus jogos para venda, obtendo um retorno de 25% sobre o valor da venda. Segundo a plataforma, a maior fatia, ou seja, 70%, é destinada aos desenvolvedores dos jogos, enquanto os 5% restantes são retidos pela Robot Cache. 

Além disso, a empresa afirma que, no caso de vendas de jogos originais, seu modelo de negócio destina 95% dos lucros aos desenvolvedores e apenas 5% para a plataforma. 

Essa dinâmica proposta pela Robot Cache visa criar um ecossistema de compra e venda que estimule as pessoas a adquirirem mais jogos ao longo do ano e, consequentemente, a concluir um maior número de títulos.

Criptomoeda IRON

Como já mencionado antes, a Robot Cache utiliza a tecnologia blockchain para suas transações. 

A plataforma possui sua própria criptomoeda chamada “IRON”.  Sob a autorização do usuário, os jogadores podem ganhar IRON’s minerando-os enquanto seus computadores estiverem ociosos. 

Com as IRON’s, é possível comprar novos jogos na plataforma.

Robot cache (reprodução)

Onde se inscrever no Robot Cache?

Para se inscrever no Robot Cache, é só acessar o seu site oficial. O site possui versão em portugues brasileiro.

Sobre a Robot Cache

A plataforma foi fundada em 2018 por Brian Fargo, uma figura importante na indústria de jogos, conhecido por seu trabalho em títulos como a série Wasteland e a série Bard’s Tale. Ele também é fundador da Interplay Entertainment e inXile Entertainment. 

Em 2019, o Robot Cache estabeleceu uma parceria com a empresa americana AMD, conhecida por sua fabricação de processadores e placas de vídeo. 

Em 13 de setembro de 2022, o Robot Cache expandiu seus serviços para toda a América Latina. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.