As compras online têm se tornado cada vez mais populares devido às vantagens que oferecem aos consumidores. A conveniência de adquirir produtos a qualquer momento e lugar, sem sair de casa, aliada à disponibilidade de uma ampla variedade de produtos e preços competitivos, são os principais atrativos. Além disso, a possibilidade de comparar preços entre diferentes lojas de forma rápida e fácil possibilita encontrar as melhores ofertas e economizar dinheiro. No entanto, é importante tomar medidas de segurança para garantir que suas compras online sejam protegidas. 

Leia mais:

Sites para verificar a confiabilidade de uma loja online

Confira alguns sites que oferecem informações sobre a reputação de lojas online:

Reclame Aqui 

Um dos maiores sites de reclamações e avaliações de consumidores no Brasil. Você pode pesquisar pelo nome da loja para ver se há reclamações registradas e como a empresa responde a essas reclamações.

publicidade

O Reclame Aqui também tem uma ferramenta para detectar a confiabilidade de sites. Basta digitar a URL da loja na barra de pesquisa para descobrir se ela é legítima, suspeita ou falsa.

Consumidor.gov.br

O Consumidor.gov.br é um serviço público que busca facilitar a comunicação direta entre consumidores e empresas para resolver disputas de consumo pela internet. É monitorado pela Senacon do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e pela sociedade em geral. 

O serviço funciona da seguinte forma: o consumidor verifica se a empresa está cadastrada no site antes de registrar uma reclamação. A empresa tem 10 dias para analisar e responder à reclamação. O reclamante tem 20 dias para comentar e avaliar a resposta, indicando se a reclamação foi resolvida e seu nível de satisfação com o atendimento.

Pessoa realizando compra online com cartão de crédito
Imagem: Negative Space

Ebit

A Ebit é um site brasileiro que coleta avaliações de compradores e certifica lojas online confiáveis. A empresa também fornece informações sobre o desempenho das lojas em termos de entrega, atendimento ao cliente, entre outros.

siteconfiavel.com.br

O “siteconfiavel.com.br” é uma opção adicional para verificar a reputação de uma loja online. Ao inserir o link do site no mecanismo de busca, o “siteconfiavel” realiza uma análise detalhada que considera diversos aspectos, como reputação online, selos de segurança e resultados nos mecanismos de busca. Após a análise, um relatório é gerado informando se o site é confiável ou não.

Lista do Procon-SP 

O Procon-SP criou uma lista chamada “evite estes sites” para alertar os consumidores sobre lojas que devem ser evitadas por diversas razões, como reclamações ou falta de resposta. 

Minicarro de supermercado com mouse dentro sobre notebook em que pessoa usa enquanto segura celular
(Imagem: Preis_King/Pixabay)

Dicas

Aqui estão algumas dicas para verificar a confiabilidade de uma loja online:

  • Verifique fóruns e grupos de discussão em redes sociais para encontrar relatos de experiência sobre a loja em questão. Uma dica é  utilizar a barra de busca do Twitter com o nome da loja e palavras-chave relevantes, como “confiável”.
  • Evite comprar de sites e lojas de que você nunca ouviu falar. Priorize Comprar os seus produtos em lojas onlines mais conhecidas e famosas.
  • Fique atento a preços excessivamente baixos, pois isso pode indicar uma possível fraude. 
  • Verifique se o site utiliza uma conexão segura. Procure por um cadeado na barra de endereços e verifique se o endereço começa com “https“. Isso indica que a conexão é criptografada.
  • Procure por certificados de segurança, como o SSL, que garantem que as informações de pagamento são criptografadas e protegidas.
  • Consulte o CNPJ da empresa para obter informações sobre sua situação cadastral. O site oficial da Receita Federal do Brasil permite realizar essa consulta.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!