O PlayStation 5 passou por alguns problemas no evento de jogos de luta Evo 2023 no último final de semana, em Las Vegas. De acordo com os próprios jogadores ao site Kotaku, a competição foi tão intensa que os conectores USB dos controles do PS5 estariam esquentando demais, derretendo e danificando os consoles em que estavam conectados. Essa foi a primeira ocorrência deste tipo registrada.

Leia mais:

publicidade

Falha no PS5

O Evo é um dos maiores torneios de jogos de luta do mundo, com games como Street Fighter e Mortal Kombat, e conta com participantes do mundo inteiro. O evento aconteceu dos dias 04 a 06 de agosto, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Os jogadores relataram que, durante as competições, que contavam com diversos controles conectados a um mesmo console PS5, o conector USB do dispositivo estaria derretendo dentro do videogame.

publicidade

Eduardo Cuervo, atual engenheiro do Google, foi um deles. Cuervo participou do evento pela primeira vez este ano e reclamou que a empresa “precisa fazer algo sobre essa falta de dissipação de calor, especialmente se for usar PS5s em torneios”. Segundo ele, isso também aconteceu com outros controles.

Já outros participantes reclamaram de como não conseguiram jogar porque o controle não funcionava.

publicidade

Resposta da PlayStation

A Sony, dona da marca PlayStation e da Evo 2023, não respondeu a pedidos de comentário do site Engadget até o momento da publicação do artigo.

Nenhum outro caso deste tipo foi registrado em um evento semelhante.

publicidade

O que pode ter acontecido no PS5

  • A marca também não detalhou o que aconteceu para provocar o superaquecimento e o derretimento dos conectores USB.
  • Uma das hipóteses é que o PS5 não estaria pronto para receber tantos dispositivos conectados, já que o evento de games cria situações inusitadas, como muitos jogadores usando um único console, conectando e desconectando controles repetidamente e sem os devidos cuidados.
  • Segundo o usuário u/xeleion no Reddit, durante o evento, “algumas pessoas [estavam] dependentes de conversores como o Wingman, pois seus sticks não são compatíveis nativamente com o PS5”.
  • Ou seja, ainda é possível que alguns dos controles não fossem adequados para o PS5. Marcas incompatíveis poderiam ter danificado as entradas USB.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!