E se existisse um dispositivo que transforma tudo o que está sendo dito em legendas exibidas nas lentes dos óculos? É isso o que promete um vídeo que viralizou no TikTok; conheça o TranscribeGlass e a história por trás da tecnologia.

O vídeo em questão, que já superou 22 milhões de visualizações no TikTok, mostra o ponto de vista de uma mulher em uma conversa. O interlocutor diz algo, e as falas são automaticamente transformadas em legendas e exibidas nas lentes dos óculos de mulher.

@transcribeglass

At TranscribeGlass we’re building the world’s first all-day wearable subtitles. Here’s our CEO Tom demonstrating what it would look like to use TranscribeGlass! #foryou #fyp #ai #hearing #assistivetech #accessibility

♬ original sound – transcribe

Essa tecnologia tem potencial para transformar a vida de pessoas com problemas auditivos diversos, oferecendo uma opção barata para ela entender com facilidade o que está acontecendo ao redor.

Leia mais:

publicidade

TranscribeGlass: como surgiu o aparelho

Desenvolvido por uma startup dos EUA, o dispositivo pode ser conectado a qualquer par de óculos, e, em contato com o smartphone, consegue exibir legendas em tempo real do que está sendo dito ao redor da pessoa.

O dispositivo foi criado por dois estudantes: Tom Pritsky, da Universidade de Stanford, e Madhav Lavakare, da Universidade de Yale, ambas dos EUA. Os dois colegas possuem histórico no mundo das tecnologias assistivas e começaram a trabalhar em conjunto a partir de 2021.

TranscribeGlass pode ser acoplado a qualquer armação de óculos. Imagem: Divulgação/TranscribeGlass

O primeiro fruto dessa parceria é o dispositivo conhecido como TranscribeGlass. Ele pode ser acoplado às hastes dos óculos convencionais para começar a exibir, diretamente na lente, legendas do que está sendo dito. E o melhor é que o usuário ainda ganha a flexibilidade de usar o software de transcrição de voz de sua preferência, não precisando ficar preso a um aplicativo proprietário desenvolvido por empresas.

Criando legendas no mundo real

Pritsky é um potencial beneficiário da tecnologia que o próprio vem desenvolvendo: desde os três anos, ele sofre com perda de áudio bilateral e precisa usar aparelhos auditivos e se comunicas via leitura labial.

Uma das inspirações para a sua criação veio dos cinemas. “Eu gosto bastante de legendas em filmes”, disse ao The Stanford Daily. “Eu sempre achei que seria fantástico ter elas na vida real”.

Já Lavakare se inspirou nas dificuldades enfrentadas por pessoas que ele conhece. Durante o ensino médio, ele ficou sabendo de um colega surdo que precisou abandonar os estudos por questões de acessibilidade. “Por que não existe alguma coisa para ajudar essas pessoas a participarem de conversas em espaços públicos?”, questionou para si mesmo.

O TranscribeGlass usa serviços externos de legendas, como os usados para criar o closed caption em filmes e séries, ou então softwares de reconhecimento de fala. Ao ouvir o que foi dito, um app no smartphone envia, via Bluetooth, as informações das legendas para o dispositivo, que passa então a projetar as frases diretamente nas lentes dos óculos do usuário.

Tecnologia para acessibilidade a um preço acessível

Como não se trata de um par de óculos especial, e sim um acessório à parte, o dispositivo é compatível com praticamente qualquer armação existente.

TranscribeGlass acoplado a uma armação convencional de óculos. Imagem: Divulgação/TranscribeGlass

O principal objetivo do TranscribeGlass é ser uma opção acessível para pessoas com todos os tipos de deficiência auditiva. As alternativas existentes envolvem aparelhos que podem ser bastante caros, além de não necessariamente funcionarem para todos.

Outra opção é usar apps em smartphones que transformam fala em texto. Mas isso também exige que o usuário precise ficar o tempo inteiro olhando para a tela do celular, o que tira um pouco da naturalidade de uma conversa.

O TranscribeGlass visa resolver os dois problemas, ao oferecer um dispositivo mais barato e que permite ao usuário continuar olhando para o interlocutor durante a conversa.

As primeiras 150 unidades do TranscribeGlass Beta começaram a ser fabricadas meses atrás e serão vendidas por US$ 55. A expectativa é que uma versão final do produto seja vendida por US$ 95.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!