A Citroën apresentou seu veículo elétrico com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, o Ami for All, durante a feira Autonomic 2023, em Paris. O modelo é uma versão do Citroën Ami com um design inclusivo para pessoas com deficiência nos membros inferiores, especialmente aquelas que utilizam cadeiras de rodas.

Leia mais:

Ami for All elétrico

  • O carro foi desenvolvido em parceria com a PIMAS, empresa especializada em conversões para pessoas com mobilidade reduzida, e apresentado no evento — que começou nesta terça-feita (6) e vai até esta quinta (8).
  • O modelo tem um ângulo de abertura da porta maior, equipamento para a transferência da cadeira de rodas para o assento (prancha e alças), além de controle mecânico e manual para aceleração e frenagem.
  • O Ami for All conta, ainda, com pomo no volante para facilitar a condução e uma solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora da cabine.
  • A cadeira de rodas pode ser armazenada no compartimento do passageiro ou no assoalho do carro, contanto que o motorista retire as rodas e as prenda no suporte apropriado para isso. No caso de um segundo passageiro no carro, a cadeira pode ser transportar na parte traseira do Ami for All, em um bagageiro de alumínio.
  • Para conduzir o carro, não é necessário ter carteira de motorista. Em alguns países, ele pode ser dirigido a partir dos 14 anos de idade.
Citroën Ami não precisa de carteira de motorista para ser conduzido (Foto: Citroen/Divulgação)

Como surgiu o projeto

O projeto surgiu no programa Star*up, que permite que funcionários da Stellantis apresentem ideias à marca.

Christophe Lapeyre foi o idealizador do projeto. Ele revelou que a ideia apareceu depois de ver alunos da escola de ensino médio do enteado precisarem de auxílio na transferência para veículos adaptados.

publicidade

Lapeyra quis, então, proporcionar a essas pessoas a mesma liberdade que outras têm.

Ideia do Ami for All surgiu de incubadora de ideias (Foto: Gui Siebert/Shutterstock)

Mais informações do Citroën Ami for All

  • O carro tem uma velocidade máxima de 45 km/h e autonomia de 75 km.
  • A bateria é de íons de lítio de 5,5 kWh e fica embaixo do assoalho do veículo, podendo ser recarregada por um cabo elétrico na porta do passageiro.
  • A recarga total em uma tomada convencional de 220 V leva menos de quatro horas.

Preço e lançamento do Ami for All?

A Citroën ainda não revelou nenhuma dessas informações.

O CEO da marca, Thierry Koskas, afirmou que a empresa está “trabalhando para tornar esse projeto viável em curto prazo”.

Já quanto ao preço, a Citroën descreveu o Ami for All como “dentro de um orçamento controlado”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!