O setor de cruzeiros foi bastante prejudicado pela pandemia de Covid-19. Mas agora, com o turismo aquecido, o mercado de navios de luxo está a todo o vapor. E tem novidade chegando por aí. O maior navio de cruzeiro já construído está quase pronto, e a viagem inaugural está prevista para janeiro de 2024.
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Cinco vezes maior do que o Titanic
- O luxuoso novo navio da Royal Caribbean, o Icon of the Seas (ícone dos mares, em português), está passando pelos últimos retoques no estaleiro de Turku, na costa sudoeste da Finlândia.
- A gigantesca embarcação possui parques aquáticos coloridos, mais de 20 decks e pode transportar quase 10 mil pessoas.
- “Este navio é a partir de hoje, até onde sabemos, o maior navio de cruzeiro do mundo”, disse Tim Meyer, CEO da construtora naval Meyer Turku encarregada da construção.
- Pesando mais de 250 mil toneladas, ele é cinco vezes maior do que o famoso Titanic.
- Uma das característica do novo navio, que começou a ser construído em 2021, é uma gigantesca cúpula de vidro que cobre parte de sua seção frontal, segundo informações do Tech Xplore.
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Maior lucro, mas maiores desafios
- O Icon of the Seas conta com sete piscinas, toboáguas e até pista de patinação no gelo.
- Ela é a aposta para acelerar de vez a retomada do setor após a pandemia.
- Estimativas da Cruise Lines International Association apontam que o volume de passageiros superará os níveis pré-Covid-19, com 31,5 milhões de passageiros em 2023.
- Mas esse aumento, aliado a navios cada vez maiores, pode ser um desafio.
- Isso porque alguns destinos desses cruzeiros, como a modesta cidade ártica de Longyearbyen, no arquipélago de Svalbard, na Noruega, expressaram preocupação com a falta de infraestrutura para acomodar multidões tão grandes.
- Além disso, como as companhias de cruzeiros visam aumentar a capacidade de passageiros, elas também reduzem a proporção de tripulantes por passageiros, o que pode representar desafios em caso de eventos inesperados.
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Impactos ambientais do navio
- O maior navio de cruzeiro do mundo também gera discussões do ponto de vista ambiental.
- Ele é considerado mais eficiente em termos energéticos, mas funcionará com gás natural liquefeito (GNL).
- A opção é mais neutra para o clima, já que tem emissões mais baixas do que os combustíveis navais tradicionais, mas existe uma preocupação com possíveis vazamentos de metano.
- Um componente típico do GNL, o metano é um poderoso gás de efeito estufa que pode ter um impacto muito pior no clima do que o dióxido de carbono.
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