O editor-chefe do site Gizmodo, Dan Ackerman, moveu uma ação no tribunal federal de Manhattan acusando a Apple e a Tetris Company de copiarem sem autorização o conteúdo do seu livro sobre o icônico “joguinho” de quebra-cabeças para criar um longa-metragem. 

Ackerman afirma que o filme usa várias seções e eventos específicos do livro, sendo semelhante a ele em quase todos os aspectos.

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Entenda o caso

  • O editor-chefe do Gizmodo alega que enviou o livro “The Tetris Effect: The Game That Hypnotized the World” para a Tetris Company em 2016.
  • A presidente-executiva da Tetris Company, Maya Rogers, e o roteirista Noah Pink, são acusados de copiar o livro de Ackerman para o roteiro do filme Tetris, que estreou na plataforma Apple TV em março.
  • Apple e Tetris Company são acusadas de violação de direitos autorais, concorrência desleal e interferência ilegal nas relações comerciais do autor do livro.
  • Ackerman também diz que foi ameaçado de processo caso tentasse criar spinoffs próprios sobre a trama para a TV ou cinema.

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Segundo o processo, a Tetris Company, que detém os direitos da marca globalmente, se recusou a licenciar os direitos de propriedade intelectual relacionados para outros projetos relacionados ao livro, impedindo mais produtores interessados em adaptá-lo.

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A obra-prima literária de Ackerman concentrou-se nas sequências de ação e no relacionamento adversário entre os jogadores (…) Essa foi a abordagem idêntica que os réus adotaram para o filme, sem distinção material notável

Trecho do texto do processo

Até o momento, nenhuma empresa envolvidas se manifestou sobre o caso, informa a Reuters. Ackerman diz que entrou em contato após o lançamento do trailer de Tetris e solicitou, sem sucesso, que a Apple e os outros réus tratassem das questões legais antes do lançamento do filme.

O filme estreou na plataforma Apple TV em março. A trama envolve o vendedor de games Henk Rogers, que se depara com uma perigosa teia de mentiras e corrupção quando descobre o jogo Tetris, em 1988. Ackerman busca uma indenização em dinheiro equivalente a pelo menos 6% do orçamento de produção — que foi de 80 milhões de dólares (cerca de R$ 392 milhões).

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Já o livro de Ackerman, lançado em 2016, narra a história do jogo de origem soviética e a luta pelos direitos de licenciamento global em meio à Guerra Fria.

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