Oppenheimer: o que é a cena da cadeira e por que ela é tão polêmica

Entenda a cena da cadeira entre Oppenheimer e Jean Tatlock no mais novo filme de Christoper Nolan que está causando polêmicas
Por Samara Menezes, editado por Bruno Ignacio de Lima 09/08/2023 21h40, atualizada em 08/08/2025 16h04
Pôster do filme Oppenheimer
(Imagem: Divulgação/Universal Pictures)
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Estrelado por Cillian Murphy, Opperheimer, do diretor Christopher Nolan, tem criado controvérsias em alguns países por conta de uma cena de sexo envolvendo uma cadeira entre o protagonista Oppenheimer e Jean Tatlock, interpretada pela atriz Florence Pugh.

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O filme conta a história de J. Robert Oppenheimer enquanto fazia parte do projeto Manhattan, que tinha como objetivo criar o primeiro armamento nuclear do país. O filme deu o que falar, contendo até censura em alguns países da Índia e Oriente Médio.

Por que a cena da cadeira é tão polêmica em Oppenheimer?

Entenda cena da cadeira em Oppenheimer
Oppenheimer Imagem: Divulgação / Universal Studios

Na cena, a personagem Jean Tatlock, uma psiquiatra integrante do Partido Comunista e amante do físico Oppenheimer, está desnuda em uma poltrona conversando com ele, que também está nu. Em algumas salas de cinema, ela está vestida de preto, uma roupa colocada na cena por CGI como forma de censura.

A cena é um flashback que aconteceu durante o interrogatório na Comissão de Energia Atômica de Oppenheimer onde está presente sua esposa Kitty. Logo em seguida, é mostrada uma cena em que Tatlock está na sala de interrogação, despida, no colo de Oppenheimer, dando a entender que essa é uma representação da traição através dos olhos de Kitty. Entretanto, o mais importante da cena é o fato de Tatlock ser comunista, levando a crer que o físico possuiu um nível de envolvimento com o Partido Comunista na época.

Mas essa cena não foi a única a ser questionada na obra. Na primeira cena de sexo apresentada no filme, Tatlock e Oppenheimer tem relações sexuais enquanto ele lê um trecho do Bagavadeguidá, texto sagrado para o hinduísmo, o que foi considerado extremamente ofensivo para o povo hindu, trazendo ainda mais polêmica à produção de Nolan.

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Samara Menezes
Colaboração para o Olhar Digital

Samara Menezes é jornalista formada pelo Centro Universitário FiamFaam. Já trabalhou como jornalista responsável pela revista SBACV em Pauta, e hoje trabalha como colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.