Na quarta-feira, 9 de agosto, o CEO da Meta Mark Zuckerberg anunciou uma série de novas funcionalidades para a plataforma Threads. Essas atualizações visam reter os usuários dessa rede social que, após um grande sucesso inicial em termos de downloads, agora parece estar perdendo força.

Leia mais:

publicidade

Em uma postagem no Threads, Zuckerberg revelou três novas atualizações para sua rede social mais jovem, que visa competir com o Twitter — agora chamado de X.

threads
Imagem: Reprodução/Threads

Entre as novas funcionalidades, destaca-se a capacidade de compartilhar uma postagem do Threads diretamente por meio das mensagens diretas do Instagram. Confira as novas funções do Threads em detalhe:

publicidade
  • Texto alternativo: O Threads adicionará um texto alternativo personalizado e editará o texto gerado automaticamente para fotos e vídeos antes da publicação.
  • Compartilhamento no Instagram: Opção para compartilhar um post no Threads diretamente pela DM do Instagram por meio do botão “Enviar”.
  • Menção de perfil: Novo botão para mencionar facilmente uma conta em uma publicação.

A Meta ainda anunciou mais duas novidades no Threads:

  • Com uma nova atualização da plataforma, será possível classificar a visualização de seguidores por “padrão”, “mais recentes” ou “mais antigos primeiro”.
  • Além disso, já é possível ver os posts curtidos pelo usuário durante a última semana. Ao acessar seu perfil, basta ir nas configurações, clicar nas linhas do menu e selecionar “Suas curtidas”, como na imagem abaixo.
threads
Botão “Your likes” ou “Suas curtidas”, já está disponível no Threads. Imagem: Meta

Este não é o primeiro ajuste feito no Threads, que surgiu como um concorrente do Twitter (agora chamado de X) no início de julho.

publicidade

Em 25 de julho, o Threads fez sua primeira alteração, introduzindo a opção de visualizar o conteúdo das contas que os usuários seguem em ordem cronológica, semelhante ao que acontece no Twitter.

Na semana passada, Zuckerberg anunciou que a plataforma em breve terá uma função de busca e estará acessível através da web, um pedido dos usuários desde a estreia do Threads.

publicidade

Desde o lançamento do Threads, a equipe do Instagram está atenta ao feedback da comunidade e está trabalhando para oferecer rapidamente novos recursos para aprimorar a experiência dos usuários.

Meta em comunicado à imprensa

A competição com o Twitter

Uma das principais diferenças entre Threads e Twitter/X é que a rede da Meta ainda não possui mensagens diretas, tampouco permite o uso de hashtags ou etiquetas, o que significa que não há tópicos ou tendências em destaque.

Após um impressionante início, com 100 milhões de inscrições nos primeiros cinco dias de vida, a nova rede social da Meta, entretanto, viu uma queda significativa na participação, apenas um mês após seu lançamento.

O número de usuários diários ativos no Threads caiu 82% em um mês, de acordo com a Sensor Tower, com apenas 8 milhões de pessoas acessando a plataforma diariamente. Esses números contrastam fortemente com a média de 237 milhões de usuários diários do Twitter.

Além disso, o tempo que os usuários gastam na plataforma também diminuiu. Há um mês, os usuários abriam o Threads em média 14 vezes por dia e passavam cerca de 19 minutos navegando. Agora, eles abrem o aplicativo cerca de 2,6 vezes ao dia e gastam menos de três minutos diários na plataforma, conforme relatado pela Sensor Tower.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!