Tem golpe novo na área: criminosos agora estão enviando mensagens SMS falsas para roubar dados de contas bancárias e cartões de crédito das vítimas. A partir de vazamentos de informações de CPFs, eles se passam por bancos e lojas para coletar dados sensíveis.

A nova modalidade de golpe foi detectada por especialistas da Kaspersky. A vítima recebe uma mensagem SMS que parece legítima: vem de um número curto (conhecido como short-codes), como o usado para alertas de bancos e lojas, informando ou a realização de uma compra, ou um problema em pagamento, ou penhora de bens. Geralmente, o CPF da pessoa é destacado na mensagem, para dar alguma credibilidade ao SMS.

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A mensagem é finalizada com um número de telefone 0800 e a indicação de que, em caso de dúvidas, o destinatário da mensagem deve entrar em contato com o número.

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A ideia é simples: como a vítima não fez a compra em questão, ela vai desconfiar que algo está errado e, assim, entrará em contato com o número indicado. Do outro lado da linha, um dos criminosos passa a solicitar dados como agência bancária e número da conta, e diz que vai cancelar os cartões. Por fim, eles solicitam dados do cartão de crédito para supostamente dar continuidade ao cancelamento.

Golpe SMS
Golpistas enviam SMS para tentar roubar dados de vítimas. Imagem: Backcountry Media / Shutterstock

Os golpes se inovam diariamente e esse é um exemplo claro: o uso do CPF da vítima é para dar credibilidade à mensagem e fazê-la acreditar. Os números 0800 e short-code são canais usados exclusivamente por empresas como bancos, operadoras e grandes lojas, o que confirma como as fraudes estão refinadas e não podemos acreditar em tudo que recebemos. Precisamos criar o hábito de checar as informações antes de oferecer nossos dados.

Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina

Recebeu uma mensagem suspeita? Saiba o que fazer para não cair em golpe

A Kaspersky dá algumas dicas do que é possível ser feito para não cair no golpe. Ao receber uma mensagem suspeita, a primeira orientação é para não entrar em contato com o número exibido.

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Em vez disso, a orientação é entrar em contato diretamente com a central de atendimento do seu banco: você pode encontrar impresso no cartão de crédito ou então dentro do aplicativo do seu celular.

É importante também evitar ao máximo passar esses dados por mensagens SMS, via WhatsApp ou por números suspeitos que entram em contato com você.

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