As grandes empresas estão investindo pesadamente na produção de carros elétricos. É o caso da Volkswagen, que superou a Tesla e retomou a liderança nas vendas no mercado da Alemanha nos primeiros sete meses do ano. O resultado foi impulsionado pelo sucesso da ID.Buzz, a nova van elétrica inspirada na clássica Kombi.

Leia mais

publicidade

Volkswagen e Tesla dominam mercado alemão

  • Além da empresa de Elon Musk, a Volkswagen deixou para trás gigantes como Mercedes-Benz, Audi e BMW.
  • De acordo com dados da Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha, foram 41.475 veículos elétricos vendidos pela VW até julho no país, contra 40.289 unidades da Tesla.
  • As duas ficaram muito à frente do terceiro colocado: a Mercedes-Benz, com 20.613 emplacamentos no mesmo período, segundo informações da InsideEVs.
  • Audi e BMW vêm na sequência, com 16.786 e 15.987 veículos elétricos vendidos, respectivamente.
  • A Hyundai fecha a lista na sexta posição, com 15.411 emplacamentos.

VW surfa no sucesso da ID.Buzz

  • O grande trunfo da Volkswagen foi a van elétrica ID.Buzz.
  • Foram 2.815 unidades da van elétrica vendidas na Alemanha nos primeiros sete meses, incluindo 536 apenas em julho.
  • Esse total representa 7% do total da comercialização de veículos elétricos da montadora.
  • Mas os principais produtos da empresa alemã seguem sendo o ID.4 e o ID.5, que juntos totalizaram 22.405 unidades vendidas até julho.
  • Já em relação à Tesla, o Model Y respondeu por quase 75% das vendas, ou seja, 29.829 unidades em sete meses.
  • O Model 3 aparece na sequência, com 9.045 emplacamentos, enquanto o Model S e o Model X ficaram muito atrás, com 855 e 494 vendas, respectivamente.
  • No total, houve 268.926 primeiros emplacamentos de veículos elétricos na Alemanha entre janeiro e julho de 2023.
  • Os números comprovam a tendência de alta deste novo mercado, mas ainda ficam abaixo das vendas de modelos com motor de combustão interna, que somaram 1,64 milhão no mesmo período.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!