Se você está procurando uma alternativa além de assinar serviços de streaming como Spotify, Deezer, Youtube Music ou Apple Music, uma opção é baixar músicas e colocá-las em um pen drive.

O processo de baixar e gravar músicas em um pen drive é relativamente simples e não requer conhecimentos técnicos avançados. Portanto, é fácil aprender como fazer e desfrutar de suas músicas favoritas, bastando conectar o pen drive ao dispositivo de reprodução desejado para poder ouvi-las.

publicidade

Leia mais:

Benefícios do uso do pendrive

Ouvir músicas por meio dessa forma oferece diversas vantagens. Uma delas é a portabilidade, visto que o pendrive é um dispositivo pequeno e fácil de transportar, ou seja, permite que você leve suas músicas para onde quiser e as reproduza em diferentes aparelhos compatíveis, como sistemas de som para carros, aparelhos de som portáteis, entre outros.

publicidade

Além disso, ao gravar músicas em um pen drive, você pode reproduzi-las em dispositivos que não possuem conexão à internet, como sistemas de som mais antigos. Isso é especialmente útil durante viagens, quando pode não haver acesso à internet disponível. 

Encontre e baixe as músicas que você deseja em seu PC ou notebook

Existem várias maneiras de fazer isso. É possível utilizar sites que convertem os vídeos do Youtube diretamente para MP3, página de torrents ou até mesmo programas de compartilhamento de arquivos. Porém, vale lembrar que muitos métodos do tipo são pirataria, portanto ilegais. 

publicidade

A opção recomendável é utilizar sites legais de download de músicas, dessa maneira, você pode escutar as suas músicas favoritas com segurança em relação a vírus e em conformidade com as leis de pirataria. Para exemplificar, algumas opções disponíveis são o Free Music Archive e YouTube Audio Library, que oferecem efeitos sonoros ideais para edição de mídia.

Passo a passo

Tempo necessário: 2 minutos

Com as músicas prontas, siga os passos:

  1. Conectar o pendrive ao PC/Notebook

    Conecte o pen drive em uma porta USB disponível em seu notebook ou PC. Aguarde alguns segundos para que o sistema operacional reconheça o dispositivo e o configure corretamente.

  2. Encontre a pasta do pendrive

    Abra o Explorador de Arquivos (no Windows) ou o Finder (no macOS) para acessar o conteúdo do pen drive. Você geralmente pode encontrá-lo na seção “Dispositivos” ou “Computador”. 

  3. Localize o local onde estão as músicas no PC

    Agora, abra a pasta em seu computador ou notebook onde as músicas foram baixadas. Normalmente, elas são salvas na pasta “Downloads” ou “Músicas”.

  4. Selecione os arquivos que precisa

    Selecione as músicas que você deseja gravar no pen drive. Você pode selecionar várias músicas pressionando a tecla “Ctrl” (no Windows) ou “Command” (no macOS) enquanto clica em cada arquivo. 

  5. Transferindo arquivos para o pendrive

    Com as músicas selecionadas, clique com o botão direito do mouse em um dos arquivos e escolha a opção “Copiar”. Em seguida, navegue até a pasta do pen drive no Explorador de Arquivos ou Finder e clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio da pasta. Selecione a opção “Colar” para copiar as músicas para o pen drive. 

  6. Aguarde o tempo indicado

    Aguarde até que a cópia das músicas seja concluída. O tempo necessário depende do tamanho das músicas e da velocidade do seu computador e do pen drive.

  7. Remova o dispositivo com segurança

    Após a conclusão da cópia, você pode remover com segurança o pen drive do seu computador. No Windows, clique com o botão direito do mouse no ícone do pen drive na bandeja do sistema e escolha “Ejetar” antes de desconectá-lo fisicamente. No macOS, arraste o ícone do pen drive para a lixeira no Dock e, em seguida, remova fisicamente o dispositivo.

Agora você tem suas músicas gravadas em um pen drive e pode reproduzi-las em qualquer dispositivo compatível com USB, como sistemas de som para carros, aparelhos de som portáteis ou smart TVs.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!