Você já deve ter visto ao rodar pela tela infinita do Instagram o termo Photo Dump, a recente tendência da rede social. De forma prática, a prática consiste em publicar no feed sequências de fotos aleatórias, sem usar filtros ou edições elaboradas, no formato carrossel.

A trend se tornou viral durante a pandemia e voltou a fazer sucesso no Instagram recentemente. Sem contar que a figurinha “Use a sua” e a corrente “Your October Dump”, que é feito para os stories com fotos tiradas em outubro, pode ter ajudado para o reaparecimento da modinha. A hashtag #photodump já possui 881 mil posts assinalados.

publicidade

Passando para o português literal, a expressão “Photo Dump” significa “despejo de fotos”, enquanto “Your October Dump” significa “seu despejo de outubro”. Tudo isso começou em 2020, quando as pessoas passaram a postar fotos da rotina sem todo aquele cuidado nas edições das imagens.

Para a revista Input, a modinha acontece porque as pessoas “começaram a perceber o dia a dia de forma diferente”. Portanto, o Photo Dump estaria resgatando esse registro do cotidiano, colocando de lado as edições e focando no comum da rotina.

Além disso, o Photo Dump pode ser interpretado como uma resposta para Adam Mosseri, o chefe do Instagram, de que o aplicativo “não é mais um app de compartilhamento de fotos”. De acordo com ele, a plataforma traz recursos que vão além da publicação de fotos quadradas, o que é bem diferente da proposta inicial de quando foi lançado, lá em 2010.

Pessoa curtindo uma foto no Instagram
Crédito: Wachiwit/iStock

Veja como fazer um post Photo Dump

Não tem muito segredo na hora de fazer um post no estilo Photo Dump no Instagram. Primeiro, publique uma sequência de fotos no feed em modo carrossel, escolha direto da sua galeria de imagens. O importante é que nada tenha filtro ou edição, além de que não estejam conectados uns aos outros, a ideia é ser aleatório.

Para demarcar sua participação na trend, coloque hashtag #photodump. Outra opção é participar da tendência “Your October Dump” nos stories com a figurinha “Use a sua”. É só adicionar uma foto à sua história do Instagram e tocar no ícone de adesivo.

Depois, o próximo passo é clicar sobre a figurinha “Use a sua” e escrever “Your October Dump”. Por último, escolha o modo layout – lado esquerda da tela – para compartilhar mais de uma foto de uma só vez.

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!