Você já deve ter visto o termo Photo Dump ao rodar pela tela infinita do Instagram, uma tendência já consagrada na rede social. A expressão vem do inglês e sua tradução significa “despejo de fotos”. Na prática, você publica uma sequência de fotos aleatórias sem usar filtros ou edições elaboradas.

Tudo isso começou em 2020, durante a pandemia, quando as pessoas passaram a postar fotos da rotina sem todo aquele cuidado nas edições das imagens. A ideia por trás do Photo Dump é mostrar como é sua rotina com uma pegada mais realista.

publicidade

Leia também:

Originalmente, a trend era vista no Feed e as pessoas usavam apenas fotos. Atualmente, porém, você pode publicar vídeos (daí, algumas pessoas publicam com a marcação do mês) e divulgá-los nos Stories e até em Reels. Para se ter uma ideia do sucesso, a hashtag #photodump conta com mais de 3 milhões de posts marcados.

publicidade

Para a revista Input, a modinha acontece porque as pessoas “começaram a perceber o dia a dia de forma diferente”. Portanto, o Photo Dump estaria resgatando esse registro do cotidiano, colocando de lado as edições e focando no comum da rotina.

Como fazer photo dump no Instagram
Crédito: Wachiwit/iStock

Photo Dump: como fazer

Não tem muito segredo na hora de fazer um post no estilo Photo Dump no Instagram. O importante é que as fotos e vídeos sejam aleatórios, não tenham edição e relatem seu cotidiano. Para demarcar sua participação na trend, coloque hashtag #photodump ou escreva o nome do mês com a expressão dump (por exemplo, #marchdump ou #octoberdump).

publicidade

No Feed

No Feed, basta publicar uma sequência de fotos (e vídeos) em modo carrossel, escolhida diretamente da sua galeria de imagens.

Nos Stories

Tempo necessário: 2 minutos

Já nos Stories, você precisará seguir o seguinte passo a passo.

  1. Com o Instagram aberto, deslize a tela para a direita e abra a central de publicações. Selecione “Story” e, depois, em “Layout” (você pode alterar o layout e incluir até 6 fotos).

    Passo 1

  2. Adicione as fotos de sua galeria e, por fim, toque no símbolo abaixo.

    Passo 2

  3. Agora, clique no ícone de figurinha e marque “Sua vez”.

    Passo 3

  4. Escreva a hastag #photodump ou o mês em que as fotos foram tiradas e inclua o termo dump. Depois, é só publicar no Story ou para “Amigos próximos”.

    Passo 4

No Reels

A mesma lógica pode ser aplicada ao Reels: selecione fotos e vídeos que retratem seu cotidiano no mês específico. No entanto, como o resultado é obrigatoriamente um vídeo, você deverá usar a hashtag do mês, como “#maydump” etc.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!