O Google finalmente passa a permitir que você assine digitalmente documentos dentro do Docs e também do Drive. Ainda em fase inicial de testes, o recurso consegue inserir seu reconhecimento sobre o assunto sem a necessidade de imprimir, apenas para rabiscar seu nome com uma caneta e depois jogar fora o papel.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O Google finalmente começou a liberar uma ferramenta para que os usuários assinem um documento direto do navegador
  • A novidade elimina a necessidade de imprimir uma folha apenas para inserir sua rubrica, ou de utilizar uma solução terceira como da Adobe para assinar no PC
  • Com este teste, o Google não só permite que o destinatário assine o documento, como que o remetente crie arquivos com campo de assinatura obrigatória
  • Por enquanto a novidade é exclusiva para quem assina algum plano do Workspace, algo como o Office do Google

Não sei como é com vocês, mas aqui o uso de uma impressora ficou limitado ao inconveniente serviço de imprimir um papel para que eu possa assinar um documento qualquer e depois faz a folha virar lixo. Desperdício de árvore, sulfite, eletricidade, tinta e tudo isso vira dinheiro jogado fora, mas existem ferramentas que inserem sua rubrica sem todo esse mecanismo para transformar algo digital em analógico.

A partir desta semana, o Google finalmente inseriu uma ferramenta para este tipo de reconhecimento no documento, mas agora sem a necessidade de solução terceira como da Adobe ou mesmo o download da folha para você assinar no computador. Se você utiliza o Drive ou o Docs, basta abrir o papel ainda no browser, rubricar e fechar o navegador.

publicidade
Assinatura digital no Google Docs (Imagem: divulgação/Google)
Assinatura digital no Google Docs (Imagem: divulgação/Google)

Google também monitora as assinaturas

No exemplo oferecido pelo Google em seu anúncio, a solução para o Drive e o Docs tem a mesma interface e permite que o usuário insira a assinatura, suas iniciais, o nome completo e também a data quando a rubrica foi adicionada ao documento.

A ferramenta também pode ser utilizada na hora da confecção do documento, inserindo campos onde a assinatura do usuário é obrigatória, incluindo a possibilidade de adicionar os outros dados já mencionados. O Google testa até uma solução para que a pessoa responsável por colher as rubricas seja avisada a cada inserção.

Assinatura digital no Google Drive (Imagem: divulgação/Google)
Assinatura digital no Google Drive (Imagem: divulgação/Google)

Como você já sabe, a assinatura digital no Docs e Drive continua em testes iniciais e, por isso, não está disponível para todas as pessoas agora. De toda forma, é importante saber que a ideia do Google é ter este recurso para quem utiliza a suíte de produtividade da casa, o Workspace e ainda não existe previsão de quando a novidade chegará para todos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!