eVTOL: Embraer quer transportar 12,7 milhões de passageiros em 2035

A Eve, subsidiária da Embraer, espera oferecer os primeiros voos comerciais usando eVTOLs em 2026
Gabriel Sérvio11/08/2023 07h09
eVTOL da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer
Imagem: Divulgação/Eve Air Mobility
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A Eve Air Mobility, ou simplesmente “Eve”, é um nome conhecido quando o assunto são aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (os eVTOLs). A subsidiária da Embraer, anunciou esta semana que espera levar 12,7 milhões de passageiros por ano em “carros voadores” no Rio de Janeiro e São Paulo.

A empresa espera alcançar a meta ambiciosa em 2035, mas pode decolar os primeiros voos comerciais já em 2026.

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As metas foram anunciadas nesta quinta-feira (9), bem como um acordo firmado com a empresa de logística alemã DHL, que abastecerá a fábrica de Taubaté (SP) com suprimentos e peças para a montagem das aeronaves. As informações são do g1.

Mais detalhes sobre o número de eVTOLs e vertiportos (os pontos de decolagem e aterrissagem) também foram revelados.

Design externo do veículo
Subsidiária da Embraer já revelou o design do veículo. Imagem: Divulgação/Eve Air Mobility

Rio de Janeiro

  • Para 2026, a empresa planeja abrir 6 vertiportos para decolar e pousar de 25 a 35 eVTOLs. Atendendo 400 mil pessoas.
  • Para 2035, a meta é ter 30 vertiportos e 245 eVTOLs operando em mais de 100 rotas. A projeção da empresa é atender 4,5 milhões de passageiros.

São Paulo

  • Para 2026, a empresa planeja ter 8 vertiportos operando para atender de 50 a 70 eVTOLs. O suficiente para levar 900 mil passageiros.
  • Para 20235, serão 36 vertiportos e 450 eVTOLs circulando em mais de 200 rotas. A previsão é atender a 8,2 milhões de passageiros.
Design interno da cabine do eVTOL da Eve
Cabine da aeronave elétrica. Imagem: Divulgação/Eve Air Mobility

O que vem por aí

  • Segundo a Eve, 2.850 eVTOLs já foram reservados por US$ 3 milhões cada.
  • O serviço funcionará como uma espécie Uber, ou seja, com pagamento e reservas pelo celular.
  • O primeiro voo de teste usando um protótipo em tamanho real está marcado para 2024.

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.