Pokémon é um conglomerado de mídias que envolve desenhos (animes), filmes, jogos de vídeo game, jogos de celular, figurinhas colecionáveis, brinquedos, e mangás (gibi japonês). O universo dos monstros em esferas coloridas foi criado por Satoshi Tajiri em 1996, mas domina o coração de uma legião de fãs até os dias de hoje. A seguir, confira mais informações sobre o desenho e qual o Pokémon mais forte, segundo o anime e os jogos.

Leia mais:

O que são os “Pokémon”?

pokémon ash campeão pikachu
Divulgação: The Pokémon Company

O vocábulo “Pokémon” é inspirado nas palavras inglesas “Pocket Monster”, que significam “Monstros de Bolso”, em tradução livre. Ou seja, remete a um monstro que assume um formato tão pequeno que poderia ser guardado dentro do seu bolso.

Satoshi Tajiri era um dos fundadores de um estúdio chamado Game Freak, o qual trabalhou com a famosa Nintendo, e foi o principal responsável por desenvolver o mundo mágico onde estes seres existiam. Sua inspiração advém de um antigo hábito de infância, no qual ele coletava determinados insetos e os colocava para brigar entre si.

publicidade
ash e seus amigos em pokémon
Divulgação: The Pokémon Company

Um dia, ele teve a ideia desenvolver um jogo que pudesse unir este hábito da infância a um mundo lúdico onde pudesse divertir as crianças. Então, nasceu Pokémon: um mundo que continha diferentes criaturas, cada uma com poderes específicos derivados de elementos da natureza. O objetivo dos personagens humanos era capturar os Pokémon com as Pokébolas (esferas coloridas que prendem as criaturas), treiná-los e colocá-los para batalhar uns contra os outros.

Os jogos e o anime foram lançados quase que ao mesmo tempo, e a popularidade foi tão grande entre as crianças do mundo inteiro que até hoje é possível encontrar diferentes tipos de jogos, desenhos, filmes, cartas e brinquedos.

Quem foi o primeiro Pokémon do mundo?

Arceus Pokémon
Divulgação: The Pokémon Company

Na história desenvolvida pelo anime e mangá, nós entendemos que o primeiro Pokémon do mundo foi Arceus. Isso porque ele nasceu e deu origem a todo o universo dos Pokémon. Ele é tão poderoso que pode mudar sua forma e poderes para assumir as habilidades e aparência de qualquer Pokémon que já tenha existido –– o que o torna um monstro muito habilidoso e poderoso.

Qual é o Pokémon mais forte de todos?

A resposta para essa pergunta depende de qual contexto estamos falando: dos jogos ou do anime. No que se trata do anime, o desenho nos fala que Arceus é o criador do universo e de todos os Pokémon, sendo, portanto, o mais forte de todos eles.

No entanto, quando se trata do jogo, talvez a melhor escolha para denominar o Pokémon mais forte seja aquele utilizado pelo próprio jogador. Isso porque, como o jogo segue uma configuração RPG, é possível interagir de diferentes formas, considerar vários tipos de poderes e espécies de monstros, e as limitações que cada um detêm. Assim, quando o jogador consegue se sobressair pelas adversidades do jogo e derrotar todos os oponentes e zerar o game, faz mais sentido dizer que neste contexto, o Pokémon mais forte é o do jogador.

Quantos Pokémon existem no todo?

todos os pokémons
Divulgação: The Pokémon Company

O primeiro jogo a estrear se chamava “Pokémon Red & Green” e continha cerca de 150 monstrinhos disponíveis para jogar, sem contar com as inúmeras formas de Galarian e Alola. Com o passar do tempo, mais jogos foram lançados e cada nova aventura adicionava mais de 100 novos monstros. O último jogo lançado se chama “Pokémon Scarlet & Violet”, que estreou em 2022 para Nintendo Switch, e totalizou cerca de 1.008 Pokémon diferentes.

Quantas temporadas têm o anime Pokémon?

O anime de Pokémon foi lançado em 1997 no Japão e distribuído no Ocidente no ano seguinte, em 1998. Desde lá, acompanhamos 25 temporadas cujos personagens principais eram Ash e Pikachu.

O anime narra as aventuras de Ash, um garoto de 10 anos que decide desbravar pelo mundo em busca de adquirir habilidades para se tornar um Mestre Pokémon. No meio do caminho, ele se depara com o monstro Pikachu e, com o passar do tempo, desenvolve uma forte amizade com o Pokémon, que o acompanhará nas batalhas afrente.

Existem quantos jogos de Pokémon?

Por ser uma franquia tão incrivelmente lucrativa e explorada, há uma infinidade de jogos disponíveis atualmente. Os primeiros foram pensados para o falecido console Game Boy, e os mais modernos são desenvolvidos para celulares e videogames de última geração. Confira, a seguir, uma lista com alguns dos principais:

  • Pocket Monsters Red e Green (1996)
  • Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition (1997)
  • Pokémon Gold e Silver Version (1999)
  • Pokémon Crystal Version (2000)
  • Pokémon Ruby e Sapphire Version (2002)
  • Pokémon FireRed e LeafGreen Version (2004)
  • Pokémon Emerald Version (2004)
  • Pokémon Diamond e Pearl Version (2006/2007)
  • Pokémon Platinum Version (2008/2009)
  • Pokémon HeartGold e SoulSilver Version (2009/2010)
  • Pokémon Black e White Version (2010/2011)
  • Pokémon Black 2 e White 2 Version (2012)
  • Pokémon X e Y (2013)
  • Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire (2014)
  • Pokémon Sun e Moon (2016)
  • Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon (2017)
  • Pokémon Let’s Go, Pikachu! e Let’s Go, Eevee! (2018)
  • Pokémon Sword e Shield (2019)
  • Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl (2021)
  • Pokémon Legends: Arceus (2022)
  • Pokémon Scarlet e Violet (2022)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!