Escassez de chips pode durar anos, alerta Audi

Apesar dos pesados investimentos na produção de chips, desabastecimento não será resolvido no curto prazo, alerta representante da Audi
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 11/08/2023 17h45
Pessoa vestindo equipamentos de segurança segurando chip com pinça
(Imagem: H_Ko/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O mundo enfrenta uma escassez de chips semicondutores. Na Alemanha, por exemplo, o desabastecimento pode durar anos, segundo um representante da Audi. O problema persiste apesar do governo alemão ter anunciado investimentos pesados na construção de fábricas para produção da tecnologia no país.

Leia mais

Escassez de chips

  • A falta de chips semicondutores foi causada pela quebra das cadeias de produção ocasionadas pela pandemia de Covid-19.
  • Apesar do fim da emergência sanitária, tensões mundiais, como a chamada “guerra dos chips” envolvendo Estados Unidos e China, além do aumento da demanda mundial pelo produto continuam pressionando as indústrias.
  • Esse contexto obrigou montadoras e fabricantes a repensarem as linhas de fornecimento e, atualmente, há um esforço global para reduzir a dependência de chips produzidos especialmente na Ásia.

Esforços alemães

  • Esse é o caso da Alemanha.
  • O governo do país tenta atrair os maiores fabricantes de chips do mundo com bilhões de euros em subsídios.
  • Intel, por exemplo, planeja gastar mais de 30 bilhões de euros, o equivalente a R$ 157 bilhões, na construção de duas fábricas em Magdeburg, no nordeste alemão, o que representa o maior investimento estrangeiro da história da Alemanha.
  • As autoridades de Berlim ainda informaram que a taiwanesa TSMC, maior fabricante de chips do mundo, está negociando a construção de uma fábrica em Dresden (veja mais sobre o assunto clicando aqui).
  • Mas isso não resolverá o problema no curto prazo, segundo aponta reportagem da Reuters.
  • “Leva anos, afinal. São cerca de bilhões de dólares sendo investidos. Temos que usar muitas alavancas para estabilizar a oferta de semicondutores e também estocar no mercado de corretores até certo ponto”, explicou Renate Vachenauer, chefe de compras da Audi, que faz parte do grupo Volkswagen.

Importância dos chips semicondutores

  • Nos últimos anos, os chips semicondutores se tornaram uma força vital da economia moderna e o cérebro de todos os dispositivos e sistemas eletrônicos, de iPhones até torradeiras, data centers a cartões de crédito.
  • Um carro novo, por exemplo, pode ter mais de mil chips, cada um gerenciando uma operação do veículo.
  • Os semicondutores também são a força motriz por trás das inovações que prometem revolucionar a vida no próximo século, como a computação quântica e a inteligência artificial, como o ChatGPT, da OpenAI.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.