O Telescópio Espacial Hubble, operado pela NASA e pela ESA,fez uma imagem da fantasmagórica da galáxia NGC 6684. A observação faz parte de um programa que pretende observar todas as formações galácticas próximas.

A NGC 6684 é uma galáxia lenticular a cerca de 44 milhões de anos-luz da Terra, e fica localizada na constelação de Pavo, que significa pavão em latim, visível no hemisfério celestial sul. Essa constelação, junto com outras três, Grus, Tucana e Phoenix, compõem o coletivo conhecido como Pássaros do Sul.

publicidade
Galáxia NGC 6684 (Credito: ESA/Hubble & NASA, R. Tully)

Galáxias lenticulares são aquelas que possuem um grande disco, mas não possuem braços espirais proeminentes. Esse formato faz com que elas sejam intermediarias entre as espirais e elípticas, dando a elas uma aparência difusa e espectral, que lembra uma lente. Além disso, a NGC 6684 possui faixas escuras de poeira que atravessam outras formações galácticas, aumentando sua aparência fantasmagórica.

Leia mais:

publicidade

Galáxias ainda não observadas pelo Telescópio Espacial Hubble

Para formar a imagem foram usados dados coletados pelo equipamento Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble durante a tentativa de observar todas as galáxias com até 10 megaparsecs de distância da Terra, ou 32,6 milhões de anos-luz, que o telescópio ainda não visitou. O censo do Universo próximo é conhecido como Every Known Near Galaxy, ou Todas as Galáxias Próximas Conhecidas.

Até então, antes do programa começar, o Hubble havia observado apenas 75% das galáxias localizadas dentro desse limite de 10 megaparsecs, sendo necessário observar pelo menos mais 153 alvos, para que todas as potências galáxias próximas sejam capturadas.

publicidade

A galáxia NGC 6684, não se encontra dentro desse limite, mas acabou sendo capturada pelo Hubble durante o programa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!