Na quinta-feira (8), o perfil oficial do Telescópio Espacial Hubble fez um post dedicado àquele que alguns acreditam ser seu sucessor, mas que, na verdade, é um grande aliado na incrível missão de investigar o cosmos: o Telescópio Espacial James Webb (JWST). Isso porque, nos EUA, 8 de junho é considerado o “Dia Nacional do Melhor Amigo”.

“Feliz #BestFriendsDay para Webb! Estamos em uma era de ouro da astronomia agora que o Hubble e o Webb estão trabalhando juntos para explorar nosso universo”, diz a publicação. “Usando o trabalho em equipe dos telescópios, obtemos mais informações, mais luz e mais belas imagens – como essas visualizações combinadas do Hubble e Webb”.

A mensagem foi prontamente respondida pelo destinatário, com dizeres igualmente carinhosos: “Para você também, Hubble! Trabalho em equipe faz o sonho funcionar”.

Para ilustrar o companheirismo dos telescópios, foram publicadas duas imagens da galáxia M74 – cada uma registrada por um deles. Conhecida como “Galáxia Fantasma”, ela faz parte de uma classe de galáxias em espiral com braços bem proeminentes e definidos, sendo objeto de estudo por conter muitas estrelas em formação.

publicidade

Leia mais:

Dia do Amigo pelo mundo

Embora (com o perdão do clichê) todos os dias sejam o “dia do melhor amigo”, em 1935, o Congresso dos EUA decidiu oficializar uma data para ser dedicada a essa figura tão importante na vida de muitas pessoas. 

De acordo com a CNBC TV, o dia 8 de junho foi escolhido por ser um dia quente em todo o país e ideal para atividades ao ar livre. O costume de celebrar a data vem se espalhando por vários países. 

Aqui no Brasil, bem como na Argentina, Espanha e Uruguai, existe o Dia da Amizade (ou Dia do Amigo), que é comemorado em 20 de julho. Em outros lugares ao redor do mundo, essa data varia. 

No entanto, em abril de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu oficialmente o dia 30 de julho como o Dia Internacional da Amizade.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!