O assunto do momento no agronegócio é Agricultura Regenerativa. Você sabe o que é isso?

  • Trata-se de uma prática que busca melhorar a saúde do solo, promovendo a biodiversidade e equilíbrio do ecossistema.
  • Ela se concentra em técnicas que restauram, em vez de esgotar, os recursos do solo, tendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a produtividade das culturas.
  • O assunto Agricultura Regenerativa não é novo, e já é abordado há muito tempo. Porém, com a pauta ESG e um grande foco em sustentabilidade, as empresas começaram a fazer dessa prática um novo modelo de negócios.

Ao longo desse texto, vamos mostrar como a Agricultura Regenerativa é importante e como o mercado está se movimentando para investir no setor.

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Empresas estão de olho!

Dito isso, a PepsiCo e o Walmart anunciaram uma colaboração de 7 anos para buscar US$ 120 milhões em investimentos focados em apoiar os agricultores dos EUA e do Canadá em sua busca para melhorar a saúde do solo e a qualidade da água.

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Ao estabelecer e ampliar programas financeiros, agronômicos e sociais, a ideia é permitir e acelerar a adoção de práticas de agricultura regenerativa em quase 1 milhão de hectares de terras agrícolas.

Tendências tecnológicas para o agronegócio ganhar ainda mais relevância em 2023
Imagem: Monopoly919 (Shutterstock)

Os negócios da PepsiCo e do Walmart dependem dos agricultores para cultivar ingredientes que são usados ​​para fabricar os produtos que os consumidores usam todos os dias. Com uma cadeia de suprimentos para as duas empresas que se estende por toda a América do Norte e envolve um grande volume de culturas, a sustentabilidade será diferente de commodity para commodity, região para região e até fazenda para fazenda.

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A colaboração entre a PepsiCo e o Walmart oferece uma abordagem voluntária e flexível para a agricultura regenerativa que dá aos agricultores um lugar à mesa, reconhece a diversidade da agricultura e estabelece um novo modelo de negócios baseado em práticas diferentes das usuais, que podem gerar uma receita ainda maior para os agricultores.

Sustentabilidade de sucesso começa e termina com confiança. Na PepsiCo, trabalhamos muito para ganhar a confiança do agricultor, para que eles entendam que estamos investindo em seu legado e que possam deixar sua fazenda para a próxima geração (…) Os agricultores conhecem seus negócios melhor do que ninguém, e o que ouvimos deles é que, para que a agricultura regenerativa faça sentido comercial, três coisas precisam acontecer. Eles precisam de apoio econômico, apoio social e cultural e apoio agronômico. Essa colaboração estratégica com o Walmart promoverá nosso objetivo comum de apoiar os agricultores enquanto eles transformam a agricultura de uma forma que beneficia o planeta e as pessoas.

Jim Andrew, diretor de sustentabilidade da PepsiCo.

A PepsiCo e o Walmart têm um foco comum no apoio às comunidades agrícolas, ao mesmo tempo em que melhoram a saúde do solo e da água, além de reduzir as emissões de carbono.

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Mais iniciativas

Como a maior empresa de alimentos e bebidas convenientes da América do Norte, um sistema alimentar resiliente é essencial para os negócios da PepsiCo e sua capacidade de atingir suas ambiciosas metas pep+ (PepsiCo Positive). Os planos incluem impulsionar a adoção de práticas de agricultura regenerativa em 7 milhões de acres até 2030 e reduzir as emissões absolutas de GEE (Gás de Efeito Estufa) em mais de 40% em toda a sua cadeia de valor até 2030 (comparando como base dados de 2015), enquanto se esforça para alcançar emissões líquidas zero até 2040.

A Bayer, no mês passado, realizou um evento em NY, e deixou claro que as práticas de Agricultura Regenerativa são o novo foco da empresa e que as iniciativas para rastreabilidade e redução de emissão de carbono são prioridades para os próximos anos.

Nesse sentido, sugiro que os agricultores já comecem a entender mais sobre essas iniciativas e elaborem estratégias de manejo e condução com um foco não só em produtividade, mas em sustentabilidade. Se antes o foco era produzir mais com menos, agora a demanda passa a ser produzir com sustentabilidade e máxima qualidade.

O mundo tecnológico do campo exige, cada vez mais, práticas que suportem a longevidade das nossas lavouras e, consequentemente, dos alimentos!

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