A moda de consumir estilos antigos, tanto de tecnologia quanto de vestuário, se tornou algo muito comum entre as atuais gerações. Assim sendo, dentre esses estilos está o de resgatar o layout dos primeiros teclados de computador ditos modernos, como os dos anos 90 e 2000. Vale tudo, inclusive resgatar os sons hoje vistos como antigos.

O Olhar Digital trouxe algumas informações sobre essa onda de estilo que ganhou o gosto dos internautas e um passo a passo de como reproduzir sons de teclado mecânico no computador.

Leia mais:

Sons de teclado mecânico

A princípio, além do visual do periférico, o som que ele emite durante sua utilização traz uma experiência completa do resgate de estilos até então ditos ultrapassados e podem ser até mesmo importante para gamers. Assim sendo, atualmente esses teclados, devido ao grande sucesso, estão custando em torno de R$ 90 a R$ 1200 reais.

publicidade

Entretanto, caso o usuário não tenha um dinheiro disponível para investir nessa ferramenta, instalar aplicativos que possam disponibilizar parte dessa experiência pode ser uma ótima solução. Em suma, os sons das teclas — muito característico desses equipamentos — são simulados por meio de softwares disponíveis para Windows e MacOS, e conseguem simular bem uma experiência similar de um teclado comum.

Em suma, é importante ressaltar que os teclados mecânicos possuem sons distintos, com alguns modelos projetados para serem silenciosos e outros que emitem sons mais marcantes.

Simulando sons de teclado mecânico no computador

A saber, o Mechvibes é um dos principais e mais escolhidos dentre os usuários para proporcionar essa experiência vintage.

A saber, a ferramenta oferece diversas opções de som para simular o toque dos teclados mecânicos convencionais. Além disso, ele deixa o usuário ajustar a intensidade e o tom dos sons de acordo com vários modelos. Permitindo assim, encontrar a configuração ideal para a digitação.

  1. Donwload

    Faça o download do Mechvibes (github.com/mechvibes);

  2. Instalação

    Clique no arquivo baixado para iniciar a instalação do programa;

  3. Iniciando o aplicativo

    Após a instalação, o Mechvibes abrirá automaticamente;

  4. Escolhendo seu estilo

    Clique no menu suspenso para escolher um modelo de teclado mecânico;

  5. Ajustes finos

    Arraste o controle deslizante abaixo para controlar o volume;

A solução de software conquista os entusiastas pela cultura vapor wave
(Pessoas que gostam de eletrônicos e objetos antigos dos anos 1990 à 2000). (Imagem: Lucas Gabriel MH)

No Mac

  • Primeiramente abra a App Store e baixe o Klack (macOS);
  • Ao instalar e abrir o programa, adicione-o à lista de permissões de Acessibilidade do Mac.

A princípio, caso o usuário prefira, o mesmo poderá adicionar o Klack na barra de menus do Mac para gerenciar seu funcionamento.

Imagem mostrando o software Klacks para Mac
O Klacks é um software de muita qualidade e oferece ao usuário toda a experiência vintage de sons antigos de teclados mecânicos.
(Imagem: Lucas Gabriel MH)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!