O Telegram, enfim, cedeu à vontade dos usuários e liberou as Stories para todos, conforme anunciado pela empresa nesta segunda-feira (14). Até então, o recurso estava disponível apenas para usuários premium.

Leia mais:

Apesar de ser semelhante ao recurso em outros aplicativos – por exemplo, o Instagram – as Stories do Telegram têm um diferencial: dá para editá-las depois de postar.

Stories do Telegram

O recurso foi liberado a todos os usuários do Telegram no mesmo dia que a empresa completa dez anos. Segundo o anúncio, essa é a “maior atualização até agora” e foi “de longe o recurso mais pedido na história do Telegram”.

publicidade

O recurso se assemelha ao que conhecemos no Instagram, Facebook, WhatsApp e Twitter/X, com os finados Fleets. No entanto, o diferencial da novidade é que os usuários poderão editar os Stories depois de publicados, algo que nenhuma outra plataforma permite atualmente.

Segundo o Telegram, o usuário poderá “atualizar qualquer elemento do seu story a qualquer momento – alterando a visibilidade, legenda, texto na tela, stickers ou qualquer outra coisa – sem precisar apagar e repostar tudo do zero”.

Para editar um story, basta abri-lo no dispositivo pelo qual ele foi publicado, clicar em “…” e em “Editar Story” (Imagem: Telegram/Divulgação)

Outros recursos dos Stories

  • O Telegram ainda escreveu que os usuários poderão usar os recursos de mídia (como desenhos, stickers, fotos e GIFs) da galeria ou buscar na internet, além de poderem incluir longas descrições de texto e localização, marcarem amigos e adicionarem links;
  • Também será possível tirar fotos de dois ângulos ao mesmo tempo, na câmera frontal e traseira (estilo BeReal). O recurso funciona mesmo durante gravações;
  • Ainda, o próprio usuário poderá escolher quanto tempo a story ficará disponível: 6, 12, 24 ou 48 horas;
  • Será possível publicá-las de forma definitiva no perfil do Telegram, que parecerá um feed do Instagram;
  • As Stories também terão estatísticas detalhadas de visualização. O dono da conta pode filtrar quem visualizou pelos contatos, visualizações recentes ou reação. É possível pedir confirmação de leitura e pesquisar por um usuário pelo nome na lista de visualizadores.
Assim ficará o Telegram de quem postar stories no feed (Imagem: Telegram/Divulgação)

Quem poderá ver os Stories do Telegram

As Stories do Telegram ficarão na parte superior do feed de mensagens, em uma seção expansível. Assim, você poderá ver os conteúdos e o chat ao mesmo tempo (como acontece no Instagram, em relação ao feed).

Sobre a audiência, o Telegram esclareceu que será possível escolher entre quatro opções: “Todos”, “Meus contatos”, “Amigos Próximos” e “Contatos selecionados”.

Ainda, é possível selecionar uma lista de usuários restritos de ver o story, desativar a captura de tela ou impedir que as pessoas salvem ou compartilhem o conteúdo. As configurações também valem para posts do feed.

Será possível controlar a audiência dos stories de quatro formas diferentes (Imagem: Telegram/Divulgação)

E os usuários Premium?

Antes, as Stories eram reservados aos usuários Premium do Telegram. Com a ampliação do recurso para o público geral, o Telegram ainda deixou algumas opções exclusivas para os assinantes.

Para maior anonimato, os usuários Premium podem ativar o Modo Invisível – apagando suas visualizações de quaisquer histórias que já abriram nos últimos cinco minutos e ocultando o que visualizam pelos próximos 25 minutos.

Telegram

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!